Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cezarinete será empossada como desembargadora no dia 13

No próximo dia 13, a Corte de Justiça do Acre, presidida pelo Desembargador Adair Longuini, dará posse a Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim como nova desembargadora, em sessão solene que acontecerá às 19h, no plenário da sede do Tribunal de Justiça.
Cezarinete
À solenidade estarão presentes autoridades do Executivo e do Legislativo, assim como os presidentes das entidades de classe. O ato de posse também será prestigiado pela magistratura acreana, servidores do Poder Judiciário, advogados e autoridades da área jurídica.

Em Sessão do Tribunal Pleno Administrativo, realizada no dia 7 de dezembro passado, a Juíza de Direito Maria Cezarinete foi escolhida pelo critério de antiguidade e por unanimidade dos votos, como nova desembargadora da Corte de Justiça Acreana.

A magistrada, que exerce há quase 20 anos a titularidade da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, assumirá a vaga de desembargador deixada por Miracele de Souza Lopes Borges, aposentada compulsoriamente em 17 de julho de 2011, ao completar 70 anos de idade.

Trajetória profissional
Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim é natural de Rio Branco (AC) e mãe de três filhos: Stéphane, Giovanna e Glenda Angelim.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre, na turma de 1978, e ingressou na Magistratura Acreana em 18 de março de 1988. Atuou na Comarca de Cruzeiro do Sul por longo período e também como Juíza Eleitoral. Desde 1996 é Titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco.

No Judiciário Acreano também coordenou a implantação dos Juízado Especial Cível, Justiça Volante e Justiça Sobre Rodas. Foi coordenadora geral dos Juizados Especiais Cível e Criminal do Acre, e do concurso público para provimento de cargos efetivos, realizado no ano de 1995.

Além disso, também atuou como supervisora didática da Escola  Superior da Magistratura do Acre (Esmac), período de 1997/1999; e Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, no período de 2000/2002.

Na Associação dos Magistrados do Acre, Maria Cezarinete foi diretora social da entidade, de 1994 a 1996; primeira vice-presidente, entre 2001 e 2002; e exerceu a presidência no biênio 2003/2005. Atualmente é assessora da Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), biênio 2011/2013. (Agência TJAC)

Sair da versão mobile