12 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

VI Festac começa neste sábado

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/01/2012 - 16:58
Manda no zap!CompartilharTuitar

Cortejo e espetáculos teatrais marcam a abertura, neste sábado, 14, do VI Festival de Teatro do Acre (Festac). Nesta sexta edição, o Festac trará a Rio Branco quinze espetáculos, além de oficinas e palestras. Grupos de outras regiões do país participam do evento, que se consolida como uma grande vitrine da produção teatral dentro e fora do estado.

O cortejo da abertura oficial será puxado pela companhia Cia Visse e Versa (AC). A concentração será na Praça da revolução, a partir das 16h30. No mesmo dia, na área do Mercado Velho, haverá apresentação de dois espetáculos de rua: “Comédia Del’ Acre” e “Tira a Canga do Boi” do Raízes do Porto (RO). A sessão da noite fica por conta do Teatro de Senhoritas, grupo paulistano que encenará a peça “Ana-me”.

O espetáculo “Ana-me” é inspirado no conto Amor de Clarice Lispector. Aborda questões da vida cotidiana de forma bem humorada e poética. Ana é uma dona de casa que se encaixa perfeitamente em sua vida até que um cego mascando chiclete desperta nela um universo repleto de vida, perversidade, erotismo. Porém, ela precisa voltar para casa e preparar o jantar. Já “Tira a Canga do Boi”, a narrativa acontece numa cidadezinha do interior, onde os moradores são personagens típicos de um Bumba-meu-boi: Mateus, Bastião, Capitão, Catirina e outros. Entre as presepadas e as divertidas situações, o boi aparece em cada jornada e, representando a esperança do povo, transforma a brincadeira de rua numa grande festa, sempre com a participação de todos os presentes: brincantes e público.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O VI Festac traz a participação de grupos do Acre, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goias e Distrito Federal. As apresentações teatrais seguem até o dia 21 de janeiro e serão exibidas no Teatro Plácido de Castro, Theatro Hélio Melo e Cine Teatro Recreio.

A ideia do Festac é promover o encontro da produção teatral brasileira, além de fomentar o debate em rede entre os artistas com a troca de experiências sobre o fazer teatral com o foco na identidade cultural amazônica. O evento é uma realização da Federação de Teatro do Acre (Fetac), através de projeto contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas, do Ministério da Cultura.

Tem ainda o patrocínio do governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Cultura da Fundação Elias Mansour; e da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ação pede condenação ex-secretária Laura Okamura e outras 2 gestoras

Próxima Notícia

Acre é o terceiro do Norte com maior arrecadação da contribuição sindical

Mais Notícias

Foto: Divulgação
Geral

Drama clássico, suspense policial e animação esportiva marcam as estreias no Cine Araújo

12/02/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Carnaval com saúde: profissionais do Acre dão dicas de alimentação, hidratação e preparo físico para a folia

12/02/2026
As equipes seguem atuando nos próximos dias para liberar as vias, melhorar a drenagem e garantir mais segurança aos moradores das áreas atingidas pela cheia do Rio Acre. (Foto: Ana Melo/Secom)
Geral

Prefeitura inicia força-tarefa de limpeza após vazante do Rio Acre e prioriza bairros afetados pela enchente

12/02/2026
Foto: Ranelly Yasmim
6º destaque

Bocalom assina decretos que mudam regras da coleta de resíduos e do licenciamento ambiental em Rio Branco

12/02/2026
Foto: Jardy Lopes
1º destaque

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

12/02/2026
Assinatura de contrato marca início da implantação da 6ª ponte do Arco Viário. Foto: Ascom/Deracre
Geral

Nova ponte sobre o Rio Acre em Rio Branco terá investimento de R$ 73,7 milhões e integra Arco Metropolitano

12/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Acre é o terceiro do Norte com maior arrecadação da contribuição sindical

Juíza Cezarinete se despede oferecendo café da manhã à imprensa

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre