Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Zona de Convergência do Atlântico Sul leva mais chuva para o Sudeste

Pode chover forte em São Paulo, Mato Grosso, Acre e no Maranhão. O sol predomina no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Nesta segunda-feira (16), pode chover na faixa leste da Região Sul. Mas no oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o tempo deve ficar seco. É nessa área que está a cidade de Uruguaiana, onde deve fazer muito sol. A máxima pode chegar aos 31°C.

E há previsão de mais chuva para o Sudeste. E pode ser chuva em grandes volumes porque a Zona de Convergência do Atlântico Sul voltou a se formar e deixa as nuvens carregadas. Na capital paulista, pode chover a qualquer hora.

Também pode chover forte no interior de São Paulo. No fim-de-semana, já teve temporal em algumas regiões. Em Presidente Prudente, a chuva formou uma enxurrada forte, que alagou ruas e arrastou carros. O teto da varanda de uma casa despencou. Galhos de árvores também caíram sobre a rede elétrica, o que prejudicou o fornecimento de energia.

Para Belo Horizonte, o risco de chover é bem menor. Mas podem cair temporais no Triângulo Mineiro e no sul do estado. Pelo menos no norte e no leste de Minas, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o sol deve predominar.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul voltou a se formar e, por isso, as nuvens estão carregadas da Amazônia ao Sudeste. Pode chover forte entre o leste de São Paulo, Mato Grosso, Acre e o norte do Maranhão.

O sol deve predominar do norte do Rio de Janeiro ao norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. No restante do país, o sol também vai aparecer, mas há possibilidade de chuva localizada e de curta duração. (Agencia Nacional de Floripa)

Sair da versão mobile