23 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Angelim assina plano de contingência de prevenção para a cheia do Rio Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/01/2012 - 04:48
Manda no zap!CompartilharTuitar

Angelim030112O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim assinou na manhã de ontem, 2, o plano de contingência para ser executado em caso de alagação do Rio Acre. O plano define a atuação de cada secretaria e cada órgão municipal, bem como as prioridades de ações a serem executadas caso as intensas chuvas registradas no período venham a desabrigar famílias que residem nas áreas de risco.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A assinatura do plano aconteceu com a presença dos representantes das secretarias e órgãos envolvidos, bem como de representante do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Angelim disse que uma cópia do plano está sendo entregue à toda a equipe da prefeitura e à Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual. Ele lembrou que o plano é sempre elaborado no final de cada ano prevendo as cheias registradas nos primeiros meses do ano subsequente. “Estamos em plena mobilização de todas as secretarias que se envolvem para o enfrentamento desse problema que temos todos anos. Dessa forma, cada secretaria já sabe o que deve fazer e, em que pese as probabilidade de ter enchente em janeiro ser pequena, mesmo assim, estamos atentos e alerta para qualquer eventualidade”, disse Angelim.

O coordenador da Defesa Civil Municipal Gilvan Vasconcelos afirmou que o plano é discutido com todos os parceiros, principalmente os mais próximos, como a Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros, definindo as atribuições de cada neste momento em que as águas do rio ainda estão baixas. Quando o rio ultrapassa a cota de alerta que é de 13,30 metros, é realizada uma nova reunião para desencadear uma operação de apoio às famílias atingidas.

Vasconcelos informou que a média histórica de cheias do Rio Acre, que é registrada desde o ano de 1971, registrou apenas três grandes alagações no mês de janeiro, sendo a primeira no ano de 1974, 1991 e 1999. “As probabilidades de alagação neste mês de janeiro são poucas, mas as possibilidades são muitas e a gente tem sempre que trabalhar com as possibilidades de ter enchente. Por isso nos preparamos com antecedência”, firmou. As probabilidades de uma grande alagação são maiores nos meses de fevereiro e março, de acordo com a média histórica.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel José Flores, disse que a sua instituição está preparada para apoiar o que for necessário à prefeitura na execução do plano de contingência. “Não só o Corpo de Bombeiros, mas todas as secretarias do município e do Estado estão prontas para dar o apoio necessário caso venha acontecer uma alagação nesse ano de 2012”, garantiu o oficial. (Ascom PMRB)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Três presos em Dispensa Natalina não retornam ao sistema prisional

Próxima Notícia

Reservatório do Sto Afonso se prepara para distribuir água para todo 2º Distrito

Mais Notícias

Foto: Cedida
POLÍTICA

MDB está em via de apoiar Mailza e aposta em Jéssica Sales ao Senado em 2026

23/12/2025
Foto: Ingrid Kelly/Secom
POLÍTICA

Mailza destaca fidelidade a Gladson e diz que, se eleita governadora, dará continuidade ao atual projeto

23/12/2025
Foto: Assessoria
POLÍTICA

Felipe Tchê Apresenta Balanço Positivo de Seu Primeiro Ano como Vereador de Rio Branco

22/12/2025
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES
POLÍTICA

Motta limpa a pauta e deve se reaproximar de Lula de olho em 2026

21/12/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

Justiça Eleitoral garante ações rigorosas para barrar crime organizado nas eleições do Acre

20/12/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
POLÍTICA

STF anula parte das provas da Operação Ptolomeu contra Gladson, que comemora decisão

20/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Reservatório do Sto Afonso se prepara para distribuir água para todo 2º Distrito

Promoções em janeiro chegam a 70% de desconto

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre