Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inaugura Centro de Apoio de Diagnóstico

O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim inaugurou na manhã de ontem, 12, o Centro de Apoio de Diagnóstico (CAD) do bairro Quinze. No mesmo evento, Angelim assinou a ordem de serviço para a construção de mais duas unidades de saúde, uma no bairro Defesa Civil e a outra no Recanto dos Buritis. Ao todo, a prefeitura deve construir dez unidades de saúde ainda este ano.

O CAD do bairro Quinze foi construído com recursos próprios da prefeitura, um investimento de R$ 372 mil. Ele ocupa um prédio que já existia no local, mas que recebeu uma ampla reforma e ampliação. O prédio tem uma área de 187 metros quadrados e está dotado de varanda, recepção, administração, sala de ultrassonografia, sala de laudos, sala de raio X, câmara clara e câmara escura, arquivo, sanitários, depósitos e copa.

O centro oferecerá exames de ultrassonografia voltado para a saúde feminina, com capacidade para 24 exames por dia, raio X de tórax, com capacidade para 40 exames por dia, e eletrocardiograma, com capacidade para 25 exames por dia.

Angelim disse que já existe outro CAD em funcionamento no Laboratório Central (Lacen), no bairro Bosque nas proximidades do Teatro Plácido de Castro. Ele revelou que o centro está voltado para os usuários das ações básicas de saúde que poderão fazer seus exames sem nenhum custo adicional. “Com esse atendimento, nós vamos contribuir para diminuir o fluxo de pessoas nas UPAs do Governo do Estado no atendimento de casos de média e de alta complexidade”, afirmou. O prefeito disse ainda estar feliz por poder oferecer a melhoria do atendimento e a expansão dos serviços oferecidos à comunidade.

O secretário municipal de Saúde, Oswaldo Leal, lembrou que o CAD do Quinze é uma unidade especializada em diagnóstico por imagem, exames muito requisitados pelos profissionais de saúde.

Ordem de serviço para a construção de novas unidades de saúde – Angelim assinou a ordem de serviço para a construção de mais duas novas unidades de saúde que se somam a outras duas novas unidades que já estão sendo construídas. A autorização para a construção das duas primeiras foi assinada na terça-feira. Serão dez novas unidades construídas até dezembro, quando Angelim encerra seu segundo mandato. O prefeito quer reforçar a estrutura de saúde municipal, oferecendo mais serviços, principalmente o de unidades de saúde da família, que fazem o atendimento básico de saúde nas comunidades mais carentes da Capital.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile