Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados e vereadores só deverão voltar ao trabalho no dia 7 de fevereiro

Os deputados estaduais ainda não tem data certa para retornar aos trabalhos na Assembleia Legislativa (Aleac). A previsão inicial era que as sessões iniciassem no dia 1º de fevereiro, mas ao que tudo indica, a primeira sessão de 2012 será realizada somente no dia 7 de fevereiro.
Deputados2501212
Já os vereadores, que deve-riam retornar aos trabalhos no dia 1º de fevereiro, decidiram adiar o retorno dos trabalhos para o dia 7, com a intenção de concluir as obras de reforma do prédio onde funcionará o Legislativo Municipal.

A expectativa é que deputados e vereadores realizem apenas duas ou três sessões antes do Carnaval. Os trabalhos mesmo devem iniciar somente após a festa de momo, mais precisamente no dia 28 de fevereiro.
Na Câmara já está certo que os trabalhos iniciam no dia 7 de fevereiro. Na semana passada, membros da Mesa Diretora se reuniram e definiram a data de início das sessões. A intenção é concluir as obras de reforma e, só então, começar os trabalhos.

Mas os deputados estaduais ainda não definiram uma data para retornar aos trabalhos. A data mais provável seria mesmo o dia 7 de fevereiro. O presidente da Mesa Diretora da Aleac, deputado Élson Santiago (PP), deve se reunir com alguns parlamentares para definir a data de retorno dos trabalhos.

O problema é que muitos parlamentares estão viajando e só devem retornar ao Estado no início de fevereiro. Mas a definição deve acontecer ainda esta semana. A intenção de Élson Santiago é garantir o pleno e perfeito funcionamento do Legislativo já nas primeiras sessões.

Depois de um ano considerado por ele produtivo, o presidente da Aleac espera que 2012, mesmo com as eleições municipais, seja de muito trabalho. Os deputados devem, inclusive, firmar um pacto para que as matérias sejam analisadas e votadas sem atrasos.

Esse ano também é importante para Santiago por marcar o fim do seu primeiro mandato como presidente da Aleac. Depois de ganhar a confiança dos parlamentares, ele deve disputar a reeleição.

O nome de Élson Santiago é consenso entre os deputados. Mas ele prefere não falar na disputa e diz que vai trabalhar para garantir que os trabalhos sejam realizados de forma democrática.

Os deputados Luiz Tchê (PDT) e Moisés Diniz (PCdoB) também podem ser candidatos à presidência da Casa. O primeiro-secretário da Casa, Ney Amorim (PT), também é um forte nome na disputa.

Os vereadores é que devem ter muito trabalho. Praticamente todos devem disputar a reeleição e ao mesmo tempo, trabalhar muito. A maioria teve uma atuação apagada em 2011, precisando melhorar.

Sair da versão mobile