Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Henrique Afonso diz que pode ser candidato em Cruzeiro, mesmo sem o apoio da FPA

henrique-afonso-14O deputado federal Henrique Afonso (PV) ameaça ser candidato à Prefeitura de Cruzeiro do Sul, mesmo sem o apoio da Frente Popular (FPA). Ele afirma que está enfrentando dificuldades para dialogar com Marcelo Siqueira (PT) e Zequinha Lima (PC do B), que também são pré-candidatos da aliança no município.

Henrique Afonso que em 2010 desistiu de disputar o senador. O PV chegou a anunciar sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio Branco, mas ele optou por apresentar seu nome para a disputa em Cruzeiro do Sul.

Agora ele ameaça radicalizar e ser candidato mesmo sem o apoio das principais lideranças da FPA. Afonso reclama da postura de alguns políticos da aliança e defende uma discussão democrática e ampla para a escolha do nome que vai enfrentar Vagner Sales.

“Se o povo quiser e a FPA não tiver esse entendimento, vamos buscar outras forças políticas. Minha candidatura não é blefe”, desabafou Henrique Afonso durante entrevista ao jornalista Leandro Altheman, na rádio Juruá FM.

O deputado também afirmou que o PT está enfrentando dificuldades para dialogar com os outros partidos em Cruzeiro do Sul. Para ele, uma aliança é formada e mantida quando todos os que a formam, são respeitados e valorizados.

“A Frente Popular foi uma grande professora porque nos ensinou a respeitar as alianças. Para se fazer aliança é preciso respeito. Aqui em Cruzeiro não estamos conseguindo o diálogo para chegarmos a um consenso”, afirmou.

Henrique Afonso citou ainda como exemplo a pré-candidatura de Perpétua Almeida (PCdoB) à Prefeitura de Rio Branco, que para ele “é o melhor nome, mas encontra resistência”. Ele se refere ao fato do PT insistir em indicar Marcus Alexandre para a disputa.

Não é de hoje que lideranças do Partido Verde manifestam irritação com a postura de algumas lideranças da Frente Popular. Um grupo de militantes  defende, inclusive, a saída do partido da aliança.

Sair da versão mobile