Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Índice de homicídios no Acre fica abaixo da média nacional

Homicidios-acreTião comemorou notícia em reunião da SegurançaEm 2011, o Acre atingiu o índice de 19 homicídios para cada cem mil habitantes. A taxa ainda não é a aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica nove mortes a menos para a mesma proporção de habitantes. Mas está bem abaixo da média nacional, que é de 26.2 assassinatos para cada cem mil pessoas. A vitória acrea-na foi anunciada, junto com outras boas notícias, na manhã de ontem, na reunião do comitê de governança da segurança pública, com a presença do governador Tião Viana.

“A nossa meta no ano passado era reduzir em 7% a taxa de homicídios, mas conseguimos a redução de 22%. Se em 2012 apenas mantivermos este número, mesmo sem crescimento, já será outra grande vitória”, disse o secretário de Segurança, Ildo Renir Graebner.

O governador Tião Viana, satisfeito com os resultados, parabenizou toda a equipe e disse que a escolha de 2012 como o ano da Segurança Pública é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais que se dedicam a oferecer sensação de segurança à sociedade.

“Como me alegra perceber que estamos em outro ambiente, onde o governo não luta contra forças paralelas e todos os comandantes da Polícia Militar dirigem programas sociais. Nós vamos fortalecer ainda mais este trabalho pela segurança”, disse o governador.

Tião Viana lembrou do compromisso em aumentar em quatro vezes o Grupo Águia, em investir R$ 10 milhões no Corpo de Bombeiros, melhorar o sistema de viaturas e reativar a cavalaria para a presença pacificadora da polícia nos bairros.

Acre também é o Estado com melhor índice de elucidação de homicídios
O Acre é o estado com o melhor índice de elucidação de homicídios no Brasil. Enquanto a média nacional é de 90% de casos que não conseguem ser elucidados, o Acre surpreende com a taxa de 87% de crimes elucidados. O trabalho integrado do sistema de segurança pública acreana foi elogiado pela procuradora do Ministério Público Estadual, Patrícia Rêgo. “Eu também sou uma autoridade pública e sei que somos mais suscetíveis a críticas que a elogios, o que é um vício, um mal da sociedade. Mas eu acredito que as boas coisas devem ser reconhecidas. Eu sou testemunha dos avanços que tivemos nos últimos anos e faço questão de dizer isso: nós melhoramos muito e é preciso parabenizar o trabalho bem feito”, comentou.

Disposto a continuar melhorando os indicadores e reduzir a violência, o governador Tião Viana anunciou que 2012 será o ano da Segurança Pública em seu governo. Isso significa investimentos pesados na área e uma atenção maior com a gestão e valorização profissional. Segundo o secretário de Segurança, só de emenda de bancada serão investidos R$ 40 milhões na reestruturação das delegacias do interior do Estado e novos equipamentos.

Trânsito menos violento
Outra luta do governador Tião Viana é contra a violência no trânsito, que mata 35 mil pessoas por ano no Brasil. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem adotado diversas estratégias para garantir um trânsito mais seguro em todo o Estado. “Não me importa que seja antipática a luta contra este tipo de violência, ou que seja antipático fazer blitz. O que importa é a causa. O importante é que uma blitz pode flagrar um motorista alcoolizado e evitar um acidente com a morte de um inocente. Vamos continuar combatendo isso”, disse o governador Tião Viana.

Segundo a diretora do Detran, Sawana Carvalho, em Cruzeiro do Sul, segundo maior município acreano, há três meses não é registrada nenhuma morte no trânsito. O interior do Estado também tem sido alvo do trabalho do órgão, com mais fiscalização, estratégias de combate ao álcool no volante e, principalmente, um trabalho de orientação e conscientização dos condutores. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile