Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Moisés Diniz critica Ufac por escolher Enem e pede a volta do Vestibular

Depois dos problemas identificados na divulgação da lista dos aprovados para os cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac), o líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado estadual Moisés Diniz (PCdoB), cobrou ontem, a volta do Vestibular como critério de seleção para quem deseja estudar na instituição. Ele critica a forma como a Ufac optou pelo Enem.

“Essa decisão foi tomada sem que houvesse um debate com toda sociedade para que se avaliassem os riscos e verificar se seria ou não a melhor saída. Defendo a volta do Vestibular para o próximo ano, já discutindo uma transição para que a nota do Enem seja utilizada futuramente”, disse.

Para Diniz, o Vestibular é uma forma de evitar que a maioria das vagas de cursos como Medicina, por exemplo, seja ocupada por pes-soas de outros estados. Ele lembrou que em outros estados há uma grande concorrência para conseguir uma vaga nas universidades.

Moisés Diniz ressaltou ainda que a maioria dos estudantes de outros estados estudam ou estudaram em escolas particulares e puderam freqüentar bons cursinhos, se preparando melhor para o certame.

“Não podemos dizer que os estudantes acreanos não estudam e não se preparam para o Vestibular. Acontece que a maioria daqueles que vem de outros estados estudaram em escolar particulares, freqüentaram bons cursinhos e se preparam melhor. Temos um problema que precisamos resolver”, destacou.

Ele disse ainda que um outro problema é que os estudantes de outros estados conseguem uma vaga na Ufac e depois retornam para suas cidades.

Sair da versão mobile