X

Parlamentar pede liminar para garantir voos em Cruzeiro do Sul

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) entrou com duas representações no Ministério Público Federal contra a empresa Gol Linhas Aéreas. A medida se fundamenta no anúncio de que a empresa fez de que suspenderia voos com roteiro Brasília/ Rio Branco/ Cruzeiro do Sul a partir de 1º de fevereiro, devido às obras de reforma na pista.

A deputada protocolou ontem um pedido de liminar junto ao MPF para garantir a manutenção dos voos para a cidade de Cruzeiro do Sul. “Porque suspender os voos para Cruzeiro se a pista de lá é boa”, pergunta a parlamentar.

Perpétua Almeida argumenta que a concessão pública concedida pelo Governo Federal à companhia aérea obriga a empresa a manter o direito das pessoas de ir e vir. “Se a Gol sair, vai deixar as pessoas desassistidas”, afirma. “Caso o Ministério Público não intervenha, vai ficar tendo uma briga de empresas com a Infraero para saber quem está tendo prejuízo e quem não está”.

Além da liminar, a deputada solicita que o MPF exija esclarecimentos da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil para saber quais são as reais condições da pista de Rio Branco. Ela elencou uma série de questionamentos que foram reforçados pelo superintendente da Associação Comercial e Industrial do Acre (Acisa), Pedro Ferreira, que assinou a representação junto com o deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB).

Se a Gol está suspendendo os voos a partir de fevereiro, porque a concorrente não faz o mesmo? A pergunta da parlamentar foi feita pouco antes da entrada formal dos protocolos junto ao MPF.

“Ou nós já temos que nos preparar porque a TAM vai suspender voos também”, continuou a questionar a parlamentar. “Tem necessidade realmente de suspensão de voos? Qual é o nível de segurança que os passageiros estão enfrentando?”

O deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB) reforça os argumentos com outra preocupação. “É importante o MPF se pronunciar sobre o assunto porque Deus nos livre que aconteça algum problema, a Gol não tenha a suspensão como um álibi”, disse.

Articulação política – A Acisa já articulou a resolução política do problema. Foi buscar apoio junto ao governador Tião Viana. “É uma situação que prejudica a vida de todos e exige uma resposta rápida e eficiente dos órgãos de governo”, afirma Ferreira.

A Gol responde
A Gol Linhas Aéreas foi procurada pela equipe de A GAZETA para que pudesse se explicar sobre as medidas da parlamentar acrea-na. Por e-mail, a assessoria da empresa confirma a suspensão dos voos G3 1174 (Brasília/Rio Branco/Cruzeiro do Sul) e G3 1175 (Cruzeiro do Sul/Rio Branco/Brasília) em função das obras de reforma na pista.

A empresa esclarece que “poderá restabelecer essas operações quando as obras na pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro forem finalizadas”. O assessor informa também que a empresa mantém operações no Acre, mas “com mudanças na malha de voos”. E diz textualmente. “A companhia ressalta que continua oferecendo opções que atendem o Estado via Rio Branco e Cruzeiro do Sul”.

 

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: