Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Perpétua defende que Acre tenha sua Universidade Estadual

A deputada federal Perpétua Almeida defendeu ontem a criação de uma Universidade Estadual para o Acre. Ela disse que essa seria a saída para solucionar alguns problemas e estabelecer critérios que possam beneficiar os acreanos. Para a parlamentar o primeiro curso da instituição poderia ser Medicina.

Perpétua Almeida disse que está disposta a destinar emendas para a Universidade Estadual, além de buscar juntos aos demais deputados federais e senadores mais recursos para a instituição.

“Para que possamos estabelecer regras que beneficiem os acreanos, evitando que as vagas dos cursos sejam ocupadas por pessoas de outros estados. Não podemos exigir que a Ufac estabeleça alguns critérios, pois é Federal. Porém, se tivermos a nossa faculdade poderemos definir nossas regras”, explicou.

Defendendo que o primeiro curso da Universidade Federal seja Medicina, Perpétua Almeida afirmou ainda que a medida depende da união de esforços dos parlamentares acreanos.

Para ela, é preciso atenção especial com os estudantes das escolas públicas, que muitas vezes ficam prejudicados no processo seletivo. “Nós ainda pedimos que a Ufac destinasse parte das vagas para estudantes de escolas públicas, mas infelizmente isso não aconteceu. Se tivermos uma Universidade Estadual, poderemos pensar em critérios para beneficiar esses alunos”, disse.

De acordo com Perpétua Almeida, a Ufac não cumpriu um acordo, onde se comprometia a destinar vagas para alunos das escolas públicas. Para Perpétua Almeida, essa poderia ser uma medida importante para evitar prejuízos aos estudantes da rede pública de todo país.

Sair da versão mobile