Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura discute PCCR com servidores

A equipe econômica da prefeitura de Rio Branco reuniu na tarde de ontem com os representantes dos sindicatos dos servidores municipais. Na pauta do encontro estava a atualização do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR) e as questões salariais.

Esse é o terceiro encontro do tipo e o primeiro deste ano. prefeitura e sindicatos estão já desde o final do ano passado com as discussões bastante avançadas, o que indica um entendimento nos principais pontos de negociação.

O presidente do Sindicato Geral dos Servidores de Rio Branco, José Augusto Pinheiro, disse que há cerca de um ano a categoria vem debatendo o PCCR e que este é o momento de discutir o tema com a prefeitura. “Nesse encontro devemos bater o martelo em algumas questões que dizem respeito aos servidores públicos”, afirmou Pinheiro.

Uma dessas questões, afirma o sindicalista, é a junção dos dois primeiros níveis básicos do plano em apenas um. “Esse já é quase um consenso com o município”, garantiu.

O secretário de Administração da prefeitura, Cláudio Ezequiel, disse que houve muitos avanços nas negociações com os servidores desde a rea-lização da primeira reunião ainda no ano de 2011. Já na reunião de ontem, a ideia, de acordo com ele, foi de consolidar já algumas propostas. “Estamos muito avançados e esperamos que se cumpra o calendário estabelecido pelo prefeito Raimundo Angelim que prevê que até o dia 29 de fevereiro tenhamos concluído todas as negociações com os servidores”, disse o secretário.

Ezequiel contou que avanços como os de garantia dos direitos e reposições de outros e constituição da carreira já foram obtidos com a anuência dos sindicatos. “Agora só estamos fazendo pequenos ajustes. Com o tempo, nós vamos ter um plano de carreiras aprovado pela Câmara e, também, pelos sindicatos”, explicou. 

O secretário explicou que prefeitura tem até o dia 5 de abril para ter as negociações finalizadas e aprovadas pela Câmara Municipal de Rio Branco. Esse prazo é uma exigência legal, haja vista que este ano tem eleições municipais, portanto, é necessário que o PCCR dos servidores da prefeitura seja aprovado com um prazo de até seis meses antes das eleições. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile