26 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Presidente do PT diz que partido caminha para consenso com PCdoB

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/01/2012 - 15:56
Manda no zap!CompartilharTuitar

Leonardo-britoO presidente do diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Leonardo de Brito, revela que a maior preocupação da direção da sigla é buscar um entendimento com o PCdoB, para em seguida, anunciar o nome que vai disputa a Prefeitura de Rio Branco. Ele garante que internamente o partido já caminha para um consenso.

“Para o PT é muito importante esse entendimento com o PCdoB. Já conseguimos avançar muito nas discussões internas dentro do partido, chegando praticamente a um consenso, mas queremos antes de fazer qualquer anúncio, concluir as conversas com o PCdoB”, disse.

O anúncio do nome do partido que deve disputar a sucessão de Raimundo Angelim, deve acontecer até o final de janeiro. Leonardo de Brito disse que os partidos que compõem a Frente Popular (FPA) estão motivados e unidos para disputar as prefeituras de Rio Branco e dos municípios do interior.  

“Acredito que até o final do mês faremos o anúncio. Para nós o mais importante agora é o entendimento com o PCdoB. As discussões internas estamos resolvendo e já chegamos praticamente a um consenso. Esse é um momento importante e de reafirmação da nossa unidade”, destaca.

Ele não fala sobre a possibilidade de duas candidaturas da Frente Popular, garantindo que as discussões internas fazem parte do processo democrático e são importantes para fortalecer a unidade da aliança.

O PCdoB apresentou a deputada federal Perpétua Almeida como pré-candidata à Prefeitura de Rio Branco. Lideranças do partido defende que ela seria o melhor nome da Frente Popular para a disputa.

Os comunistas, nos dois mandatos de Raimundo Angelim, tinham Eduardo Fa-rias como vice-prefeito. Ele se afastou para ocupar uma vaga de deputado estadual. Agora, lideranças do PT defendem a manutenção da cabeça de chapa, afirmando que é legítimo ao partido.

Marcus Alexandre, diretor-presidente do Deracre e o deputado federal Sibá Machado, manifestaram interesse em disputar a sucessão de Raimundo Angelim. O primeiro tem o apoio da maioria das lideranças do partido, inclusive, do governador Tião Viana e dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz.

Nos bastidores comenta-se que Sibá Machado já teria concordado em retirar seu nome, deixando o caminho livre para Marcus Alexandre. Mas para garantir a unidade da Frente Popular, o PT precisa chegar a um entendimento com o PCdoB, que tem Perpétua Almeida como pré-candidata.

Cautelosos, alguns dirigentes do PCdoB, defendem a utilização de alguns critérios para a definição do nome da FPA que vai disputar a Prefeitura de Rio Branco. Perpétua Almeida, inclusive, tem realizado encontro com representantes de outros partidos e com lideranças da sociedade civil organizada.

O presidente da executiva municipal do PCdoB, deputado Eduardo Farias, durante entrevista ao jornal A GAZETA, defendeu a unidade da Frente Popular afirmando que a escolha do nome da Frente Popular para a disputa seja feita num clima democrático, com a participação de todos os partidos da aliança, seguindo critérios importantes.

 Partidos pequenos aguardam definição
Com execessão do Partido Verde (PV) que manifestou interesse em apresentar um nome para disputar a Prefeitura de Rio Branco, mas não chegou a oficilizar, os demais partidos da Frente Popular esperam o entendimento entre PT e PCdoB.

O PSB já afirmou que pode apresentar um nome para ser vice na chapa. Os vereadores Roger Corrêa e Marcelo Jucá, estão entre os preferidos do partido. Lideranças da sigla afirmam que estão apenas aguardando a definição entre PT e PCdoB para decidir se vai apresentar ou não um nome para ser vice na chapa.  

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O PDT chegou a ameaçar que teria um nome para a disputa, mas recuou. O partido teria como pré-candidato o deputado estadual Luiz Tchê, mas nada foi oficializado. Dirigentes do PDT participaram de reuniões com a deputada federal Perpétua Almeida e com lideranças do PCdoB, em busca de um entendimento, mas o partido deve mesmo apoiar o nome do PT.

Quem também recuou foi o PSDC. O partido que tem dois deputados estaduais chegou a discutir a possibilidade de apresentar o nome do deputado Edvaldo Souza para a disputa. Depois o deputado Éber Machado também manifestou interesse em disputar a sucessão de Raimundo Angelim, mas nada foi concretizado.
A expectativa é que a Frente Popular tenha uma candidatura única para disputar as eleições em Rio Branco. O nome da aliança sairá do entendimento entre PT e PCdoB.

Definição de nome do PT em Brasiléia fica para fevereiro
A tão esperada reunião do Partido do Trabalhadores (PT), de Brasiléia, cidade localizada na fronteira do Acre, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 12, e que muitos esperavam o desenrolar da definição do nome para a sucessão da prefeita Leila Galvão, que está no seu último ano do seu segundo mandato, ficou para depois.

Atualmente, a definição do nome estaria entre dois irmãos, a empresária Marleuda Cavalcante, esposa do secretário de Finanças do município e o seu irmão, José Alvanir e ex-prefeito, que vem trabalhando nas bases nos últimos anos e esperava definição para o pleito que acontece em outubro próximo.

Para a reunião, que contou com a presença do presidente do PT no Estado, Leonardo Brito, que acredita numa vitória do partido para que se possa dar continuidade ao trabalho de Leila Galvão, nos seus dois mandatos que está por terminar.

Já Leila, disse estar agradecida pela oportunidade que teve e que “a partir de agora, sou um soldado pronto para trabalhar pelo partido e contem comigo”, numa das suas frases. Também esperava que fosse definido um nome, já que os dois são militantes e estariam prontos para dar suas parcelas em prol do município. (O Alto Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gazetinhas 15/01/2012

Próxima Notícia

Atlético Acreano se apresenta nesta segunda

Mais Notícias

Foto: Reprodução/redes sociais
POLÍTICA

Bocalom decide que Rennan Biths fica na articulação política da prefeitura por mais um tempo

25/08/2025
União Brasil ficará sem senador no Acre caso Alan Rick deixe o partido, a exemplo de Bittar
POLÍTICA

União Brasil ficará sem senador no Acre caso Alan Rick deixe o partido, a exemplo de Bittar

25/08/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
Destaques Cotidiano

Gladson prestigia estande do Acre no Salão do Turismo e reforça valorização do artesanato local

24/08/2025
Foto: Cedida
POLÍTICA

Governo fortalece o setor moveleiro do Juruá com redução da licença de operação ambiental

24/08/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

No Acre, Bia Kicis nega que bolsonaristas largaram pautas de interesse do povo para focar na anistia

23/08/2025
Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores
Destaques Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores

23/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Atlético Acreano se apresenta nesta segunda

Atlético Acreano se apresenta nesta segunda

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre