Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Taumaturgo Lima lutou por Código Florestal “equilibrado”

O novo Código Florestal dominou as discussões na área de meio ambiente e foi uma das matérias mais polêmicas votadas no ano passado pelo Congresso Nacional. A bancada do PT na Câmara participou ativamente das discussões, cuja atuação dos parlamentares, Taumaturgo Lima (AC) e Márcio Macedo (SE), foi destacada recentemente pelo jornal da bancada dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores.

Segundo o jornal, eles atuaram em defesa de uma proposta equilibrada, que conciliasse os interesses da produção agrícola e a preservação do meio ambiente no País.

O texto contemplou algumas das reivindicações petistas, dentre elas, o retorno do limite de 30 metros de proteção nas APP’S – Áreas de Preservação Permanente -, em beira de rio. E, também, a manutenção da área de Reserva Legal para pequenas propriedades.

“Esse texto poderia ter sido votado a ‘toque de caixa’ na Câmara, mas isso não ocorreu pela intervenção do PT. Ao exigir mais diálogo, a bancada petista criou um clima favorável para que o texto fosse aperfeiçoado no Senado” – analisou o deputado Márcio Macedo.

“O Código é um documento que vai mexer com o futuro do País e deverá promover uma preservação ambiental que garanta o desenvolvimento econômico e social” – disse Taumaturgo.

Quando o projeto do novo Código Florestal chegou à Câmara dos Deputados, no início do ano passado, Taumaturgo Lima foi indicado pela liderança do Partido dos Trabalhadores para integrar o grupo de trabalho criado para discutir propostas e informar à bancada sobre o tema.  (Assessoria)

Sair da versão mobile