Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião assina convênio de R$ 1,2 mi que levará Educação Profissional para assentamentos

SAM 1775504641O governador Tião Viana, o superintendente do Incra, Thaumaturgo Neto, e o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Irailton Lima, assinaram na última quinta-feira, 19, o convênio para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) que prevê verba de R$ 1.200 milhão para a oferta de três cursos voltados para a realidade dos assentamentos rurais. A assinatura ocorreu às 16 horas no gabinete do governador. 

Com o Pronera serão ofertados três cursos: Técnico em Agroindústria, Técnico em Agroecologia e Técnico Florestal. As aulas serão dadas pela Escola da Floresta Roberval Cardoso, do IDM, em período integral, utilizando a pedagogia da alternância como método. “Neste tipo de método os educandos alternam períodos internos na escola e períodos de atuação nas comunidades. Esse modo de ofertar os cursos facilita muito a reintegração dos educandos em suas comunidades, fazendo com que passem os conhecimentos adquiridos para os outros”, afirmou Irailton Lima, diretor-presidente do IDM. 

As 120 vagas vão atender os 22 municípios do Acre, beneficiando mais de 1.200 assentados. “A intenção é que quando estes 120 técnicos estiverem formados, eles retornem a seus assentamentos e ofereçam cursos de formação inicial e continuada aos moradores de suas comunidades, repassando o conhecimento. Esses cursos também seriam planejados pelo IDM”, afirmou Kattiúcia Fernandes, coordenadora de projetos do IDM. Os três cursos técnicos terão os editais abertos em fevereiro e têm previsão de início no dia cinco de março.

“É um prazer iniciar o ano firmando um convênio desses. É muito bom ver a burocracia se transformar em sentimento, como vimos há pouco tempo, em uma das formaturas do Instituto Dom Moacyr em Brasiléia. É muito bom saber que a assinatura desses documentos pode trazer esperanças para os olhos das pessoas”, afirmou o governador Tião Viana.

Para o superintendente do Incra, Thaumaturgo Neto, “o IDM é um velho parceiro que vai estar conosco nesta batalha para melhorar a educação no Acre. Tenho certeza que este trabalho vai gerar belos frutos”. (Assessoria IDM)

Mais Ruas do Povo em Xapuri
Ontem,  dia 20 de janeiro o povo xapuriense comemorou além da tradicional Festa de São Sebastião, a inauguração de mais 10 ruas pavimentadas pelo programa Ruas do Povo, no bairro Sibéria.
O governador Tião Viana, o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, e equipe entregaram novas ruas, que fecham o pacote de obras da primeira fase do programa de pavimentação de vias urbanas e lançam a segunda etapa.

Com a entrega das Ruas Monte Libano, Caminho do Saber, Comunitária, Jequia III, Jequia II, Jequia I, Xapurys, João Antônio de Carvalho, Maria Gadelha e Deoclesiano Lago II, executadas pela empresa Oliveira Transportes, a primeira fase do programa no município encerra com 27 ruas, sendo 7,5 quilômetros de pavimentação em tijolos maciços.

Ao mesmo tempo, Xapuri recebeu as ordens de serviço para a segunda fase do programa, que contempla todas as vias (ruas, becos, travessas) sem pavimentação. A próxima etapa será divida em lotes, 36 ruas distribuídas em oito bairros serão recuperadas. No primeiro lote serão beneficiadas 12 ruas, no bairro Laranjal. No segundo lote os bairros Braga Sobrinho, Aeroporto, Sibéria, Constantino Melo Sarkis, Raimundo Hermínio de Melo, Centro e Pantanal.

O diretor-presidente do Depasa, Gildo César disse que a entrega das ruas no dia 20 de janeiro, datado como um dia importantíssimo para os moradores cidade de Xapuri, tem um grande significado: “Mais qualidade de vida. Caminhar por ruas sem lama nem transtornos, dignas de receber centenas de pessoas em procissão, é uma das necessidades primordiais do povo. Estaremos prestigiando a comemoração e inaugurando as novas ruas do ‘Ruas do Povo’ e em paralelo dando as ordens de serviço para que se iniciem as obras da segunda fase que contemplam todas as ruas da cidade que ainda não foram pavimentadas”.
Com a segunda fase do programa iniciada, Xapuri se adianta para ser o primeiro município do Acre completamente pavimentado em 2012. (Assessoria Depasa)

Sair da versão mobile