X

Dr. Ronald Arce Alatrista: cirurgião plástico “mãos de ouro”

O artigo relata experiência observada em Santa Cruz de La Sierra, cidade pertinho de Rio Branco, uma hora e meia de avião. Cidade bonita, americanizada, bons cafés restaurantes, cinemas, hotéis, bom comércio de produtos importados, enfim, um bom lugar para ser visitado. Mas o que chama maior atenção do turista é a grande quantidade de pessoas que viajam até ali para se submeterem a uma cirurgia plástica. É uma multidão vinda de várias partes do mundo, Japão, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Chile, Venezuela, Brasil. Aqui, do Acre, se encontram dezenas de pessoas num único hotel, é muita gente que viaja para fazer cirurgia plástica por um preço bem pequeno.

E, ali, como em toda parte do mundo, há profissionais bons e ruins. É preciso ter cuidado na escolha, fazer pesquisas, ver resultados, pois o  cirurgião plástico é o “artesão” do corpo na medicina, assim como o escultor, o pintor, o ferreiro ou o marceneiro que trabalham transformando a pedra, os pigmentos, o ferro e a madeira em coisas tão bonitas, funcionais e que estão no mundo para serem apreciadas e utilizadas.

Os benefícios externos e físicos das cirurgias plásticas podem ter várias facetas. A primeira delas é que após a cirurgia plástica o corpo parece mais proporcional, o sorriso mais feliz, a cara mais bonita, o nariz mais perfeito, os lábios mais cheios e sedutores, a cintura esculpida etc, tudo mais belo. Depois, em segundo lugar, está a satisfação pessoal, o prazer de se olhar no espelho e ver aquilo que você desejava ver. É bom a pessoa olhar-se e se achar bonita. A sensação de auto-estima é indescritível.

Terceiro, mesmo que uma pessoa opte por cirurgia no rosto, seios, quadril, ou coxas o objetivo é esculpir o corpo de uma maneira que pareça mais natural. O resultado, comumen-te, permite que as pessoas aparentem mais como elas pensam que deveriam ser. Isso pode soar estranho, mas é comum que um nariz seja muito grande para o rosto de uma pessoa específica ou os seios podem ser muito grandes ou muito pequenos e isso pode fazer com que todas as suas outras características pareçam desproporcionais.

Para promover essas mudanças, a escolha do médico é o mais importante. Ele deve ser Especialidade de Cirurgia Plástica por escolha, vocação,  e não por comércio. Deve exercitar sua vocação visando o benefício, à auto-estima de seus pa-cientes. É a procura da beleza e da saúde modulando modismos, exercitando a medicina com reflexão, sabedoria, precisão, segurança. Deve ser um humanista no sentido estrito da palavra. Deve ser cidadão ético, respeitável, responsável, pessoa de conduta ilibada.

Nesse mundo de Santa Cruz de La Sierra conheci o DR. RONALD ARCE ALATRISTA e vi, de perto, as maravilhas que faz. É tido como “as mãos de ouro”, pois tudo quanto toca fica belo, tamanho o zelo, o carinho, amor, atenção, arte que dedica aos seus pacientes. Como se isso não bastasse, é profissional bem formado, preparado nas boas escolas do mundo, conhecedor das modernas tecnologias e técnicas em vários tipos de cirurgia plástica, tais co-mo: rinoplastia (cirurgia do nariz), blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), ritidoplastia (cirurgia das rugas faciais), lipoaspiração (cirurgia para remoção de gordura localizada), dermolipectomia abdominal (cirurgia para remoção do excesso de pele abdominal), mamoplastia redutora (cirurgia para redução e suspensão das mamas), mamoplastia de aumento (cirurgia para aumento das mamas, geralmente com próteses de silicone), blefaroplastia (olhos), lifting facial total, lifting facial papados.

O DR. RONALD ARCE ALATRISTA é médico renomado, conhecido em Congressos Na-cionais e Internacionais. Ele não faz propagandas em sites. São os pacientes os porta-vozes de sua arte. Ele, em cada ano faz atualizações e realiza cirurgias modernas, sem hematomas, com grande conforto para os pacientes. Ademais, trabalha em excelente clínica, com centro cirúgico bem equipado, UTI e uma com uma equipe de colegas preparados pela USP de São Paulo. É um médico que se recomenda pela certeza de excelentes resultados, além do preço bem acessível. Telefones para contato: 9994-4700 (Acre); 591-731-62414 (Santa Cruz de La Sierra)

DICAS DE GRAMÁTICA
ENTREGA EM DOMICÍLIO ou ENTREGA A DOMICÍLIO?
– A expressão em domicílio é a certa quando se usa o substantivo entrega ou o verbo entregar. Entrega de pizzas em domicílio, uma vez que quem entrega, entrega algo em algum lugar. Você recebe estas dicas de gramática, pois quem recebe algo, recebe algo em algum lugar, em casa, na repartição, na loja etc.
 
O MÉDICO TIROU A PRESSÃO DO PACIENTE?
– Se tirou, foi o fim. Se alguém tirar a minha pressão sangüínea eu morro na hora. É bem melhor pedir para medir a pressão, assim a gente continua a viver!

Luísa Galvão Lessa – É Pós-Doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montreal, Canadá. Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pesquisadora Sênio da CAPES. (colunaletras@yahoo.com.br)

Categories: Luísa Lessa
A Gazeta do Acre: