Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

CBF anuncia novidades e nova fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro da Série C

Agora é oficial. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na tarde de ontem (7), mudanças importantes no sistema de disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. A partir deste ano, os 20 clubes serão divididos em dois grupos iguais, e não mais em quatro como aconteceu até 2011.
jp12
Apenas essa mudança, portanto, garantirá aos clubes um calendário anual, tendo em vista que a competição terá 18 rodadas só na primeira fase. Os quatro melhores colocados em cada grupo se classificarão para a fase mata mata. Daí em diante, os grupos se cruzam para fazer as quartas de final, semifinal e a decisão.

“Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual. Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas”, explicou Reinaldo Bastos, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Além disso, a Terceirona passará a ter o calendário alinhado com o das séries A e B. Dessa forma, não haverá jogos no meio de semana, o que facilita a presença do público, segundo Reinaldo Bastos, e também contribui para uma melhor preparação das equipes.

Uma outra novidade é que os clubes da Série C receberão aporte financeiro da CBF. Na prática, a entidade vai pagar o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, transporte, estada, alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem.

A Série C 2012 está marcada para começar no dia 27 de maio. Com as novidades divulgadas ontem, o término do campeonato foi prorrogado da data original: ao invés de definir um campeão no início de outubro, a Série C 2012 se estenderá até meados de novembro. Alguns jogos da competição serão televisionados (a emissora que comprou os direitos de transmissão não foi divulgada).

Rio Branco – Ao receber a notícia, o presidente do Estrelão, Bruno Cotta Paiva, mostrou-se satisfeito com as alterações feitas pela CBF. “Essas mudanças vão ser boas economicamente para os clubes, já que vão bancar a competição, mas o caminho para a Série B vai ficar mais longo. É preciso formar um bom time para brigar pela classificação”, disse o mandatário. (João Paulo Maia, com informações da Assessoria/CBF)

Grupo A
Águia/PA
Cuiabá/MT
Fortaleza/CE
Guarany/CE
Icasa/CE
Luverdense/MT
Paysandu/PA
Rio Branco
Salgueiro/PE
Santa Cruz/PE

Grupo B
Brasiliense/DF
Caxias/RS
Chapecoense/SC
Duque de Caxias/RJ
Macaé/RJ
Madureira/RJ
Oeste/SP
Santo André/SP
Tupi/MG
Vila Nova/GO

Sair da versão mobile