19 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre é medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/02/2012 - 18:39
Manda no zap!CompartilharTuitar

Pela primeira vez o Estado do Acre é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O resultado saiu na última segunda-feira, 13, e consagrou a estudante Larissa Bruna Carvalho de Sousa, da Escola Antonia Fernandes de Moura, em Santa Rosa do Purus, como vencedora nessa modalidade. Ao todo, foram 80 mil alunos inscritos em todo o Estado.

A Olimpíada de Matemática tem como objetivo estimular os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais a renovar o interesse por essa ciência e despertar o espírito de competição saudável que existe dentro de cada um. Na competição, o aluno é desafiado a demonstrar sua capacidade de resolver problemas matemáticos que envolvem não só o raciocínio lógico, mas também a sua habilidade de interpretar textos e imagens. Desse modo, há o despertar de um aprender significativo e, consequentemente, do gostar de estudar/entender matemática.

O coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no Acre, Severino Correia, avalia que, “para um aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O Acre tem participado de forma significativa na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). É uma iniciativa que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Além da medalha de ouro, o Estado foi contemplado com mais 16 medalhas de bronze (10 do ensino fundamental e seis do ensino médio).

A OBMEP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Premiação – O aluno vencedor é contemplado com uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, com bolsa de R$ 100, e ainda participa de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são premiados pelo desempenho de seus alunos. Nesse quesito, foram premiados três professores e quatro escolas acreanas distribuídas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus. Os vencedores ganharam computadores portáteis com programas de matemática e kits de projeção móvel. (Assessoria SEE)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Flaviano destaca aprovação da PEC 270 pela Câmara Federal

Próxima Notícia

CPI terá Abin para investigar ‘coiotes’ no tráfico de haitianos

Mais Notícias

Foto: Bruno Moraes/Sete
2º destaque

Show de drones do Natal tem horário alterado neste sábado na Gameleira; Confira

19/12/2025
Foto: Juan Diaz
Geral

Corais, DJs, atividades infantis e show de drones animam fim de semana em Rio Branco; veja programação

19/12/2025
Foto: Reprodução
1º destaque

Governo do Acre decreta ponto facultativo após Natal e Ano-Novo

19/12/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
Geral

Justiça proíbe fogos com estampido em eventos públicos de Tarauacá durante festas de fim de ano

19/12/2025
Foto: Energisa
Destaques Cotidiano

Energisa oferece negociação de dívidas com até 80% de desconto em Rio Branco neste sábado; veja serviços

19/12/2025
Foto: Mardilson Gomes/SEE
Destaques Cotidiano

Estado define 23 de dezembro como data-limite para fechar o ano letivo em todas as modalidades

19/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

CPI terá Abin para investigar ‘coiotes’ no tráfico de haitianos

Capacitação de ambulantes e flanelinhas para o Carnaval 2012 é iniciada

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre