Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alagação desabriga mais de 30 famílias em Rio Branco

 

Alaga0102A inundação do Rio Acre, que já ultrapassou a cota de transbordamento, já desabrigou 30 famílias nos bairros Baixada da Habitasa, Taquari e Airton Sena. Cerca de 107 pessoas estão alojadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Ontem homens da Defesa Civil da prefeitura faziam a remoção dos moradores, que estão recebendo alimentação e assistência em saúde.

No bairro Airton Sena, um dos primeiros locais inundados, a reportagem de A GAZETA encontrou o autônomo Jorgemar da Silva. Vendo as águas subirem, ele se negava a abandonar o local. “Não vou para aquele curral (Parque de Exposições) e nem para a casa de parentes”, disse o morador, que espera ser removido para uma das casas dos programas Minha Casa, Minha Vida e Minha Morada.

Na última medição, o Rio Acre havia baixado apenas um centímetro (14,58m). As demais regiões apresentam a seguinte situação: Riozinho do Rola 13,44m (transbordamento); Rio Juruá em Cruzeiro do Sul 10,41m (situação normal); Rio Tarauacá no município de Tarauacá 6 m (situação normal); e Rio Yaco no município de Sena Madureira 12,58m (situação normal).

O coordenador municipal da Defesa Civil, Gilvan Vasconcelos, informou que esta é a sexta enchente consecutiva no Rio Acre. A do ano passado, que atingiu a marca de 16,16 metros, desabrigou 652 famí-lias. As medições, orientadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), são registradas desde 1971. A maior enchente de todos os tempos foi a de 1997, quando o rio registrou a histórica marca de 17,66 metros. 

Sair da versão mobile