Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Animais de estimação resgatados estão sendo enviados para 2 abrigos

Cachorros111Durante o período de enchente não só as pessoas estão abrigadas. Os animais de estimação também estão. Por isso, dois abrigos (um no Centro de Zoonoses e outro no Parque de Exposições) estão acolhendo mais de 400 cachorros e gatos. Ambos estão lotados, mas a Secretaria de Obras está ampliando mais celas para acomodar os animais.

Foram construídas 16 celas coletivas e 24 individuais para os animais mais agressivos, os acomodando por sexo e por tamanho. De acordo com Micheline Dantas, diretora do Departamento de Zoonoses, os animais dão entrada nos abrigos de 3 formas. “Uma equipe está no parque para pegar os animais que chegam com os desabrigados e fazem o cadastro com nome do proprietário, o endereço e o telefone. Pessoas que também estão nas áreas alagadas estão trazendo os animais pra cá. Além disso, a Polícia Ambiental traz os animais abandonados”.

Os cachorros e gatos estão recebendo assistência médica veterinária diariamente, além de uma boa alimentação e celas higienizadas 2 vezes ao dia. Micheline informou que eles também estão recebendo doações para manter os abrigos. “São muitos animais. Precisamos de ração para cães e gatos (adultos e filhotes), bacias plásticas, água sanitária e sabão para fazer a limpeza dos locais”, afirmou ela.

Para ajudar os animais desabrigados, Sandra Denise Callado, presidente da Associação Espírita de Amigos de Animais de São Paulo, veio à Capital para auxiliar nas doações. “Fazemos campanhas sociais, vamos às regiões de desastres em busca de auxílio e enviamos as doações. Nossa entidade é conhecida no Brasil inteiro. Além disso, foi criada aqui em Rio Branco a Sociedade de Amor a 4 patas, que também está ajudando a cuidar dos animais”.

Diariamente, o fluxo dos bichos de estimação é alto. “A prefeitura repassa o que é necessário, mas estamos com vários cachorros e gatos nos abrigos. Quem quiser ajudar, pode trazer as doações aqui no Centro de Zoonoses, localizado na Rodovia AC 40 ou nas clínicas veterinárias da Capital”, frisou Micheline.  

Boletim Alagação – Na última medição realizada às 21h, o nível do Rio Acre não apresentou vazante, contando 17 metros e 52 centímetros. O abrigo construído na Avenida Amadeo Barbosa já está sendo utilizado.

Sair da versão mobile