22 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ceramistas e Governo celebram compra de 30 mil milheiros de tijolos para o Ruas do Povo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/02/2012 - 20:39
Manda no zap!CompartilharTuitar

Mostrando todo arrojo e investimentos em empresas locais para que o Acre tenha aumento na geração de emprego e renda o governador Tião Viana anunciou na manhã deste sábado, 4, que o governo do Estado, por meio do Depasa vai comprar 30 mil milheiros de tijolos das empresas ceramistas que atuam na capital.
Governo tijolos 2
O investimento na aquisição destes tijolos que serão utilizados para pavimentação de ruas que fazem parte do cronograma de ações de 2012 do programa Ruas do Povo animou os empresários e oleiros.

O presidente dos empresários do ramo ceramista, Aristides Formighieri Júnior, lembrou que essa parceria entre governo e cerâmicas iniciou antes mesmo do programa Ruas do Povo começar a ser executado. Aristides Júnior disse que no ano passado as empresas venderam ao Estado cerca de 10 mil milheiros de tijolos.

“Esse ano nós pleiteamos 30 mil milheiros e o governador prontamente atendeu nossa demanda. Para o nosso setor, esse anuncio da compra desses milheiros de tijolos, é um dia histórico. No Acre nunca houve uma compra governamental nesse volume”, comemorou Aristides Júnior.

De acordo com levantamento do sindicato, com a parceria entre Governo e empresas do ramo de cerâmicas serão gerados 3 mil empregos diretos e indiretos. “Esses empregos, vale ressaltar, serão gerados somente na produção de tijolos. Nas obras de pavimentação serão gerados outros milhares de empregos”, segundo Aristides.

Ele revela também que as cerâmicas precisaram aumentar em média 50% no número de funcionários para que todas possam atingir sua capacidade máxima de produção e assim, atender a demanda da compra de tijolos acordada com o Governo do Estado.

As oportunidades de emprego já começam a chegar, como no caso de Antônio Firmino da Silva, mas ele lembra que nem sempre foi assim. “Antes nós não tínhamos muita chance de emprego nas olarias, atrasava pagamento porque o patrão não tinha dinheiro. Agora, com esse programa do governo ficou bom pra nós e para o patrão. Todo mundo trabalha feliz”, afirmou o trabalhador.

Outro ceramista que está animado com a possibilidade de aumento na produção de tijolos da indústria que trabalha é Otacil Valter. “Agora que a empresa vai vender muito nós vamos trabalhar muito também. Tá muito bom porque nós vamos fazer muito tijolo. Antes não tinha quase quem comprasse, mas agora isso mudou com esse anuncio do governo”, diz.

Recorde na geração de emprego
Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comercio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), destaca uma pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego que apontou que o setor de cerâmicas foi o que mais cresceu em 2011, registrando crescimento de 22%.

“Pelos investimentos que cada um desses empresários está fazendo em suas áreas de produção, nas suas indústrias, temos certeza que o crescimento para o ano que vem será maior ainda. Isso graças a um programa que é arrojado e ousado como o Ruas do Povo. Por meio das compras governamentais estamos fortalecendo em definitivo o setor de cerâmicas”, disse Magalhães.

O diretor do Depasa, Gildo César, disse que o anuncio da aquisição de 30 mil milheiros de tijolos consolida o compromisso firmado entre governo e empresários para a realização do programa de pavimentação de ruas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Estamos triplicando a capacidade de compra para 2012 e garantindo com isso o aquecimento do setor cerâmico que gera, a partir de agora, três mil empregos. Isso esta garante a afirmação do governador Tião que no início de seu mandato declarou que o Ruas do Povo seria um dos grandes instrumentos de geração de emprego e renda, além de ser o maior programa de infraestrutura do Brasil”, afirmou Gildo César.

Ambiental e economicamente viável
O governador Tião Viana explicou aos empresários e seus funcionários que ao fazer a opção pela pavimentação utilizando tijolos levou em consideração os ganhos socioambientais que isso representa. Tião disse que as ruas que possuem calçamento de tijolos geram menos calor e esses tijolos são fontes de empregos para milhares de cidadãos.

“Se fossemos fazer a pavimentação usando asfalto seria mais rápido, mas isso não geraria o aquecimento de vendas e geração de emprego das indústrias. Sem falar que o asfalto gera mais calor”, pontuou o governador. Tião Viana disse que para ele enquanto chefe de Estado e cidadão é gratificante ver que os empresários estão investindo em suas indústrias e na contratação de pessoal.

“O que o governo quer é ver pessoas empregadas, trabalhando e tendo como sustentar suas famílias. Isso que é o mais importante para nós. O Governo sempre estará disposto a ajudar aqueles que querem trabalhar e gerar empregos. É isso que faz nosso Acre crescer cada vez mais forte economicamente”. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Decisão do STF sobre CNJ pode punir 15 juízes

Próxima Notícia

Jovem sem habilitação morre em acidente na BR 317

Mais Notícias

Foto: Hannah Lydia/Ieptec
5º destaque

Espetáculo “Pretinha Ponciá” leva histórias de ancestralidade e cultura negra para a Usina de Arte João Donato

22/08/2025
Foto: Unsplash
Geral

Programa Mulheres Mil inicia inscrições para cursos em seis municípios do Acre

22/08/2025
Nova onda de frio polar atinge o Acre com mínimas abaixo de 15ºC e sensação térmica de até 10ºC, prevê Friale
2º destaque

Nova onda de frio polar atinge o Acre com mínimas abaixo de 15ºC e sensação térmica de até 10ºC, prevê Friale

22/08/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Acre registra mais de 500 casos de estelionato em julho, mas acumula queda de quase 50% no ano

22/08/2025
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
4º destaque

Acre segue com incidência de síndrome respiratória aguda grave em níveis de alerta, aponta Friocruz

22/08/2025
Foto: Arquivo/Senac
Geral

Senac leva sabor do Acre ao maior evento de turismo do Brasil

22/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Jovem sem habilitação morre em acidente na BR 317

Acre pode receber primeira indústria de calçados

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre