Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cerca de 11 mil foliões participaram do “Esquenta 2012”

Esquenta 2012Primeiro grito de carnaval, “Esquenta 2012” levou cerca de 11 mil foliões ao Mercado Novo Velho no domingo, 5. Várias pessoas aguardaram o início do evento apreciando o Rio Acre, que nessa época se transforma num cartão-postal.  E São Pedro contribuiu: sem chuva, os brincantes que prestigiaram a abertura oficial da temporada da folia momesca, organizada pelo governo do Estado e pela prefeitura de Rio Branco, caíram tranquilos na folia.

“Uma das coisas mais lindas é o nosso rio. Adoramos carnaval e viemos prestigiar porque somos foliãs eternas”, falou dona Iolanda Souza, integrante do tradicional grupo Anos Dourados.  

“O espiríto é de alegria e emoção. O “Esquenta” traz a ideia de colocar as pessoas em contato com esse espaço histórico para lembrarmos do carnaval que acontecia na Gameleira, e também é uma saudação ao Rio Acre”, disse Nena Mubarac, da comissão organizadora do carnaval.

O “Esquenta” teve início com a banda ‘Banda Pixaim’, que embalou os foliões tocando composições e sucessos de axé. Em seguida foi a vez da ‘Banda Raça Ruim’ que também trouxe muito axé e pagode. Para fechar a programação, ‘Ferdiney e Banda’ embalou os foliões que dançaram, cantaram e se divertiram com os maiores sucessos de axé music, com muito swingado e elétrico.

Jovens casais e várias famílias prestigiaram o evento. Lucia Moura e Ricardo Barbosa são apaixonados por carnaval.  Moradores do São Francisco, eles fazem de tudo para caírem na folia prestigiando toda programação durante a quina carnavalesca. “Somos ‘piolhos’ de carnaval, pra nós é uma festa da alegria, da família e da paz. A família toda está aqui porque é seguro. Adoramos o carnaval em Rio Branco”, disse Ricardo Barbosa.

O “Esquenta 2012”  foi até as 23 horas.

Segurança garantida
Garantir segurança e tranquilidade aos foliões é um dos pontos principais trabalhados pela organização do evento.

“O carnaval será uma grande festa para os foliões e principalmente para as famílias se divertirem com segurança, estrutura e muita alegria. Além de unir a tradição com a revitalização dos blocos carnavalescos, o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco estão oferecendo dois dias para as crianças.

Isso tudo pensando na segurança e tranquilidade de todos.  A ideia é que essa festa cresça em número e qualidade a cada ano”, afirmou Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour. (Agência Acre)

Sair da versão mobile