27 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Chuvas diminuem no Acre, mas previsão para março sugere atenção

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/02/2012 - 18:34
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) emitiu, no último fim de semana, laudo meteorológico ao governo acreano em que indica redução das chuvas neste final de fevereiro para o Acre, mas alerta para agravamento da situação no início de março.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o meteorologista Luiz Alves, com base em um modelo de previsão americano, é possível dizer que o volume de chuva previsto para o Acre até o dia 1º de março ficará entre 20 e 25 milímetros. “Isso representa um volume de chuva de 5 a 15 milímetros a menos do que a média climatológica.

Em outras palavras, até o fim deste mês a chuva prevista para cair na região da bacia do rio Acre não será demasiadamente volumosa, podendo causar uma pequena queda no nível do rio neste período”, explica Luiz. De acordo com as últimas leituras obtidas em Rio Branco e divulgadas em boletim pelo governo do estado, essa baixa no rio já está sendo registrada.

Entretanto, o volume de chuva previsto para o início de março, entre o período de 02/03 a 08/03, será superior, variando de 75 milímetros nas áreas próximas à nascente do rio Acre até 150 milímetros nas áreas da bacia próximas a Rio Branco. Tal volume representa uma chuva de 25 a 45 milímetros acima à média histórica para o período. “Isto significa dizer que, neste período, o risco do nível do rio Acre subir novamente é bastante elevado”, alerta o meteorologista.

Janeiro teve o dobro da chuva esperada
O laudo do Sipam ainda analisou o ocorrido nos meses de janeiro e fevereiro no Acre, que acabou acarretando a enchente. Pela análise do satélite TRMM, o volume de chuva estimado em janeiro de 2012 foi bem maior do que a média climatológica para o mês em toda a bacia do rio Acre, numa distorção de 200 a 250 milímetros a mais de chuva. Em Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco essa anomalia representou quase o dobro de chuva esperado para o período. Já em fevereiro, entre os dias 1 e 23, notou-se dois grandes núcleos de máximas precipitações da ordem de 400 milímetros na nascente do rio e nas proximidades de Rio Branco, o que significou um volume de chuva próximo de 150 milímetros a mais do que a média. (Ascom Sipam)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ponte Metálica está aberta ao trânsito novamente

Próxima Notícia

Metade da população em abrigos é composta por menores, estima Assistência Social do município

Mais Notícias

Fundo Florestas Tropicais: expectativa é conseguir até US$ 25 bilhões com aportes de países e investidores privados (Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil)
Geral

É preciso ter cuidado com fundo florestal ligado ao mercado, alerta geógrafo

27/09/2025
Formação gratuita discute o papel da Cultura Viva no Brasil e na América Latina (Foto: Reprodução)
Geral

Pontão Batelão promove formação online sobre cultura popular; participantes serão certificados

27/09/2025
Elon Musk reage a documentos que o ligam à ilha de Epstein: “Narrativa falsa” (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Geral

Elon Musk diz que foi chamado por Epstein para visitar ilha e recusou

27/09/2025
Votação da Bola de Ouro 2025 expõe divergências e preferências inesperadas (Foto: Reprodução/Metrópoles)
Geral

Saiba como votou o representante do Brasil na Bola de Ouro

27/09/2025
Empresa que contratou trabalhadores está em nome de Taiany Zimpel, empresária e modelo (Foto: Reprodução/Facebook Taiany Zimpel)
Geral

Ex-miss Mato Grosso é acusada de manter 20 homens em condição de trabalho análogo à escravidão

27/09/2025
Simulado nacional mobiliza civis e militares na Venezuela para enfrentar desastres e ameaças externas (Foto: Reprodução)
Geral

Venezuela realiza exercício simulado para desastres naturais e conflitos armados

27/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Metade da população em abrigos é composta por menores, estima Assistência Social do município

Acre vai mobilizar MP brasileiro para ajudar vítimas das enchentes

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre