Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com 8,7%, varejo acreano registra o maior crescimento do país em dezembro

COMERCIO-NATAL---FApós a divulgação dos dados do Dieese de que o comércio do Acre teve saldo de 1.688 novos postos de trabalho gerados em 2011, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou ontem mais um número positivo do setor. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, o varejo acreano atingiu um percentual de crescimento de 8,7% entre novembro a dezembro de 2011. Foi a maior alta comercial do Brasil contabilizada pelo instituto.

Em dezembro, se comparado com novembro, 17 estados tiveram aumento nas vendas, 8 apresentaram quedas e 2 não tiveram variação. Dos 17 em ascensão, o Acre registrou a maior alta, seguido de Tocantins (7,25%), Amapá (1,9%) e Goiás (1,7%). Do outro lado da tabela, dos 8 estados com baixas, as principais quedas foram verificadas no Piauí (-7,8%), no vizinho Amazonas (-1,6%) e em Sergipe (-1,4%). São Paulo e Santa Catarina foram os dois estados que não tiveram variação no balanço do IBGE.

O desempenho extraordinário do varejo acreano se deve ao incentivo das vendas de Natal e a entrada do Via Verde Shopping no mercado local.

Confrontado com a média nacional para dezembro (0,3%, o 38º resultado positivo seguido do estudo do IBGE), o desempenho acreano foi 29 vezes melhor. No acumulado de 2011, o Brasil fechou o ano com uma alta no seu varejo de 6,7%. o Acre teve um desempenho superior à média nacional. Aliás, no acumulado de 2011 nenhum estado registrou variação negativa.   

Sair da versão mobile