Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comércio varejista crê em crescimento de vendas no primeiro semestre

Empresários do varejo têm boas expectativas para o primeiro semestre de 2012, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). A pesquisa, realizada de 2 a 13 de janeiro na capital, aponta que 56% dos 138 entrevistados acreditam no crescimento das vendas de suas empresas.

A expectativa positiva dos empresários tem relação com a opinião de 69% dos ouvidos que afirmam haver alcançado os níveis de vendas programados para o segundo semestre de 2011. Embora a maior parte se mostre confiante, 20% dos entrevistados se mantiveram indiferentes.
Quanto às estratégias para aquisição de mercadorias, 40% disseram que vão dar preferência à qualidade dos produtos. Já 12% devem levar em consideração o melhor plano de pagamento do fornecedor.

Para atrair os consumidores, 38% pretendem focar nas necessidades do cliente, 23% querem investir ao máximo em propagandas e 13% apostam em preços competitivos.

Dos entrevistados ainda, 30% admitiram como principal ponto fraco para as empresas a inadimplência carregadas por elas, porém 21% já acham que é a concorrência desleal que enfraquece o comércio varejista local.

A qualidade dos produtos comercializados representa, no entanto, o ponto mais forte, na opinião de 36% dos empresários. Outros afirmam que o que garante o sucesso é o bom atendimento ao cliente (17%) e o preço de venda estabelecido no mercado (17%). (Ascom Fecomercio)

Sair da versão mobile