11 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cooperativas vão à Aleac protestar contra declarações de parlamentares

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/02/2012 - 03:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

Cooperativas1502Membros de várias cooperativas foram à Assembleia Legislativa (Aleac) na manhã de ontem para protestar contra as declarações de parlamentares, que na semana passada afirmaram existir irregularidades em algumas cooperativas de serviços. Na ocasião, o segundo-secretário da Casa, deputado Luiz Tchê (PDT) disse que iria apresentar um projeto propondo o fim de contratos do Governo do Estado com cooperativas de serviço.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Mesmo com as manifestações de apoio por parte de alguns parlamentares, o clima chegou a ficar tenso, com os manifestantes virando de costas no momento do pronunciamento do deputado Wherles Rocha (PSDB).

O segundo secretário da Casa, deputado Luiz Tchê (PDT), fez questão de esclarecer que não fez nenhum pronunciamento contra as cooperativas. Ele disse que está preo-cupado com casos de algumas cooperativas que não estão obedecendo a legislação, sem o cumprimento da distribuição de lucros e sem pagar direitos trabalhistas.
“Em nenhum momento me posicionei contra as cooperativas. Pelo contrário, quero é defender os direitos dos cooperados e evitar que pes-soas se aproveitem, enganando trabalhadores. O PDT é um partido que sempre defendeu os trabalhadores. Lembro que apoiei os primeiros debates sobre cooperativas nesta Casa. Mas se existem problemas, precisamos resolver”, explicou.

Para Tchê, as cooperativas são importantes e garantem a geração de emprego e renda para milhares de pessoas. Mas afirma que é preciso preservar os direitos dos trabalhadores que fazem parte das cooperativas.

“Não estou falando de uma maneira geral. Mas se existem indícios de irregularidades, precisamos agir, pois os trabalhadores estão sendo prejudicados. Estou defendendo os direitos dos trabalhadores”, afirmou.

O deputado Wherles Rocha (PSDB) também fez questão de esclarecer que em momento algum se posicionou contrário às cooperativas. Ele disse que apenas usou a tribuna para cobrar explicações sobre as denún-cias que os trabalhadores estavam sendo prejudicados.

Rocha lembrou que faz parte de uma cooperativa e que jamais se posicionou contra a existência de cooperativas, mas tentou apenas defender os direitos dos trabalhadores. “Faço parte de uma cooperativa. Defendo o cooperativismo, mas não podemos aceitar que pessoas se beneficiem injustamente, prejudicando os trabalhadores”, disse.

Durante reunião com os parlamentares, representantes das cooperativas lamentaram as declarações e negaram qualquer tipo de irregularidades. Eles apresentaram vários dados, revelando o número de pessoas que atualmente são beneficiadas através das cooperativas.

O superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) no Acre, Valdomiro Francalino, esclareceu que a maior preocupação da entidade é com a imagem do cooperativismo.

“Podem ter certeza que nosso maior interesse é preservar a imagem das cooperativas. Se existem indícios de que alguma irregularidade, vamos denun-ciar aos órgãos competentes e apurar o caso. Além disso, tem o Ministério Público, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União para fiscalizar as cooperativas. Só não podemos é aceitar afirmações como as que foram ditas”, ressaltou.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Em discurso no Senado, Jorge Viana destaca os 100 anos de irmã Juliana

Próxima Notícia

Você pode não ter uma segunda chance

Mais Notícias

Foto: Val Fernandes
Geral

Parque Chico Mendes terá programação especial e gratuita no Dia das Crianças

11/10/2025
Foto: Reprodução
Geral

Justiça garante transferência de policial do interior para a capital para cuidar de irmã com autismo

11/10/2025
Foto: Marcos Araújo
2º destaque

Viaduto da AABB já tem data para inauguração; obra está 65% concluída

11/10/2025
Foto: Anne Nascimento
Destaques Cotidiano

Inmet alerta para chuvas e ventos intensos para todo o Acre entre sábado e domingo

11/10/2025
Foto: Marcos Araújo
Geral

Prefeitura de Rio Branco realiza aulão e oferece atendimentos de saúde em alusão ao Dia da Obesidade

11/10/2025
Foto: Bruna Mello
4º destaque

Acre leva prêmio de melhor trabalho científico no Congresso Brasileiro de Hepatologia

11/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Você pode não ter uma segunda chance

Com 8,7%, varejo acreano registra o maior crescimento do país em dezembro

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre