Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defesa Civil Nacional mobiliza Gade para ajudar vítimas das chuvas no Acre

 A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), vai enviar dois técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para auxiliar as ações iniciais de defesa civil no Estado do Acre. O objetivo é prestar ajuda imediata em todas as fases do desastre, reduzindo a ocorrência de danos e prejuízos – materiais e humanos.
 
 Desde o registro do primeiro evento adverso no Estado, a Sedec monitora todas as ocorrências e presta o auxilio necessário. Vários bairros do município de Rio Branco foram alagados e a prefeitura já decretou situação de emergência. “Entramos em contato com a prefeitura do Acre e nos colocamos à disposição para ajudar as localidades atingidas”, afirmou o secretário substituto da Sedec, Ivan Ramos.
 
 De acordo com informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Acre (Cedec/AC), o rio Acre se encontra com 16,26 metros, ou seja, 5 metros acima do nível normal. Cerca de 1.960 pessoas estão desabrigadas. O numero total de afetados é de 12 mil.

Gade – O grupo é formado por uma equipe técnica multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo. Todos os integrantes são cadastrados no Cenad, órgão da Sedec, e foram selecionados por avaliação curricular, qualificação técnico-profissional e habilidades de liderança e gerenciamento de desastres. O Gade é operacionalizado, em âmbito nacional, sob a coordenação e gerenciamento pelo Cenad.

Sair da versão mobile