Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dnit anuncia recuperação da BR 364 em RO e contém ameaça de interdição

Deita-na-BRUm dia após trabalhadores de transportadoras de cargas, sindicatos e até cooperativas de produtores de Rondônia ameaçarem interditar a BR 364, a superintendência rondoniense do  Dnit (Departamento Na-cional de Infraestrutura de Transporte) anunciou que deverá realizar uma operação  para recuperar trechos críticos e fazer a manutenção total da referida pista. A ação deve começar em março e se abrangerá os municípios de Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

O projeto para a recuperação da BR 364 no Estado vizinho já está tramitando em Brasília/DF. Nos próximos dias o Dnit/RO já deve abrir a licitação para a empresa que irá executar a obra. Alguns dos trechos da BR em Rondônia são tidos como alguns dos mais críticos do país (o famoso ‘lote 2’). Por isso, o plano do Dnit prevê, além da recapeamento, a construção de uma terceira pista e de acostamentos para melhorar a segurança das pessoas que trafegam a pé ou de bicicleta em tais locais.

Os chamados ‘lotes’ da BR 364 em Rondônia foram uma maneira adotada para dividir melhor a estrada. O novo superintendente do Dnit/RO e AC, André Reitz do Valle (que assumiu a pasta desde 2 de fevereiro, após o superintendente anterior ser afastado por envolvimento em esquemas de corrupção), disse que os 4 lotes – que ligam a BR, desde Mato Grosso até o Acre – irão ser contemplados a partir desde 2º trimestre. As empresas já estão sendo licitadas.

André do Valle reconheceu o elevado grau de destruição da BR e garantiu que todos os esforços estão sendo tomados para reverter esta situação. Ao todo, ele informou que a obra está orçada em R$ 313,3 milhões. Ele, porém, não comentou as ameaças de interdição da estrada.

“Estamos trabalhando, na medida do possível, para podermos realizar esta grandiosa obra de restauração total da Rodovia Federal. Sabemos que não podemos fazer um trabalho apenas paliativo, e sim mais profundo, para resolvermos o problema de trafegabilidade da BR 364. Estamos empenhados para que isso ocorra o mais rápido possível”, disse Valle.

No momento, a BR 364 já passa por uma operação ‘tapa-buraco’ que precede a ação do Dnit.  

Os sindicatos que ameaçavam o bloqueio na BR ainda não se manifestaram sobre o anúncio do Dnit. No entanto, como as suas reivindicações estão sendo atendidas pelo projeto de recuperação, é de se esperar que os ânimos dos trabalhadores seja refreado. Pelo menos por enquanto, até que o movimento deles possa constatar a qualidade da operação do Dnit em março. É como um status de trégua.     

Sair da versão mobile