X

Evento prepara gestores para o início do ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou na manhã de ontem, 31, um encontro motivacional preparatório para o ano letivo que tem iní-cio na segunda-feira, 6. Durante o evento, foi realizada uma palestra com o professor João Roberto de Araújo, que falou um pouco de sua experiência como educador.

João Roberto de Araújo é mestre em psicologia social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e tem uma larga experiência como motivador do processo de ensino/aprendizagem.

Participaram do evento os diretores das 74 escolas do município, coordenadores pedagógicos e demais membros da direção dos estabelecimentos de ensino.

O secretário da Seme, Márcio Batista, disse que o evento tem por objetivo fortalecer o compromisso e a própria qualidade do trabalho que precisa ser desenvolvido nas escolas. “A educação precisa de muito amor e de equilíbrio. Precisa de fortalecimento psicológico. Nós achamos que a Seme pode ingressar numa nova fase do seu trabalho se ela conseguir influenciar positivamente a autoestima e a motivação de seus profissionais. Profissionais motivados são profissionais mais bem preparados para o exercício do bom trabalho de continuar elevando os nossos indicadores de qualidade”, explica o secretário.

Batista lembrou que durante o período de recesso das escolas foi realizado um trabalho de planejamento com as equipes de gestão, tanto da própria Seme quanto das escolas municipais. Ele argumenta que um bom planejamentoé o caminho mais curto para que as escolas possam influenciar ainda mais a melhoria da qualidade do ensino na Capital.

“Nesse evento que realizamos agora, estamos coletivizando com as nossas equipes gestores das nossas escolas os desafios que estão colocados para o ano de 2012, mas nessa perspectiva de desenvolver o trabalho motivacional que tem como base a psicologia”, afirma.

O diretor de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Josenir Calixto, que também participou do evento, lembrou que a palavra escola tem por origem no termo grego “scholç”, que originalmente significa lazer. Fazendo um paralelo com a origem da escola, ele afirmou que o início das atividades letivas traz o desafio de fazer da escola um momento de aprendizado aliado ao prazer de aprender.
“O desafio que estamos pedindo a todos os nossos professores, tanto da rede estadual quanto da rede municipal, é o de que se comprometam com esse propósito de fazer da nossa escola um lugar mais feliz, um lugar que de fato tenha o acolhimento para todos”, disse.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: