Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Estado apresenta layout do Carnaval 2012

O governador em exercício, César Messias, fez ontem a apresentação do layout oficial do Carnaval 2012. O evento aconteceu na Biblioteca Pública. O publicitário David Sento Sé, da Cia de Selva, foi responsável pela elaboração de todo o visual. O tema escolhido foi uma alusão ao vocabulário acreanês: “Alegria no meu jeito de falar – Carnaval legal que só!”. O visual destacará termos como “bregueço”, “maceta”, “buzugão”, “dona minina”, “boçal”, entre outros.
lancamento logo carnaval 2012 foto gleilson miranda 02
Elogiando a programação áudio-visual produzida pelo publicitário, César Messias disse que o seu desejo é “ver um carnaval sem violência”. O evento deste ano teve o horário alterado em relação ao ano anterior. “Este ano a festa começa às 23 horas e vai até as 5 da manhã. Esperamos que o acreano brinque e se divirta com muita paz e com muita tranquilidade”, almeja o governador.

O carnaval também terá jingle e campanhas de orientação e conscientização do público e condutores de veículos. A diretora do Departamento de Trânsito do Acre (Detran), Sawana Carvalho, divulgou também campanha “Álcool Zero”. Ela anunciou ainda que, a partir do próximo dia 15 de fevereiro, haverá uma redefinição no sentido de duas vias do Bairro Habitasa. A Rua Lima passará a fluir apenas da Avenida Ceará para a Rua Chile e, a partir deste ponto, a Rua Chile seguirá em sentido único, em direção à Rua Esperança.

Durante o período carnavalesco o Detran estará trabalhando todos os dias, tanto na parte educativa, quanto na fiscalização. O órgão também vai auxiliar no embarque e desembarque, controle na travessia de pedestres, fechamento de ruas e demais atividades relacionadas ao trânsito. Para isso, contará com o suporte dos batalhões de trânsito, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Transporte (Rbtrans).

A comissão organizadora também definiu um plano de segurança para o carnaval. O Comando do Policiamento Operacional de Rio Branco, Cessão de Análise Criminal, Comando do 2º Batalhão e Detran definiram estratégias de segurança e trânsito. Algumas ações estão sendo colocadas em práticas durante o período pré-carnavalesco. O objetivo é dar segurança aos foliões que optarem pelo carnaval popular.

Governo vai capacitar 250 ambulantes para  o Carnaval
A Secretaria de Estado e Turismo e Lazer (Setul) vai coordenar, de 14 a 16 de fevereiro, capacitação para 250 ambulantes que vão trabalhar nas noites de carnaval. Eles receberão uma sensibilização turística, para informar aos visitantes os horários de funcionamento dos espaços públicos de visitação, galerias e museus, horários de ônibus, e informações sobre  pontos turísticos mais conhecidos.

O Instituto Dom Moacir (IDM) também vai ministrar um curso de boas práticas na manipulação de alimentos e de qualidade no atendimento. Segundo a secretária Ilmara Lima, a parceria com o IDM é de extrema importância, uma vez que o aprendizado adquirido durante a capacitação não será valioso apenas no período de carnaval, mas permanentemente, melhorando as práticas de atendimento e higiene.

“A exemplo do ano passado, capacitaremos 250 ambulantes para que não somente eles executem um trabalho de qualidade no carnaval, mas que também melhorem cada vez mais o seu empreendimento, já que o conhecimento adquirido aqui não será temporário, mas sim um aprendizado para a vida toda”, disse a secretária Ilmara Lima.

Com ajuda do Ministério Público do Estado, através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, o governo também vai reforçar o combate à exploração sexual infantil durante a quadra carnavalesca. Uma equipe será montada para trabalhar nas noites de carnaval, e também fará uma capacitação com os ambulantes, alertando sobre este problema. (Assessoria)

Sair da versão mobile