Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Horário de verão termina em 26 de fevereiro em 16 estados

No próximo 26 de fevereiro terminará o horário de verão 2011/2012 do Brasil. Nesse dia, às 0h (de sábado para domingo), os relógios deverão ser atrasados em 1 hora . Nesse ano, o horário de verão tem 133 dias, estendendo-se até o último domingo de fevereiro uma semana após o Carnaval.

 O horário de verão vigora no Brasil há 27 anos. Em 16 estados brasileiros. O objetivo, segundo o governo federal, é a redução do consumo de energia, já que no verão a iluminação natural diária tem maior tempo de duração.

 Segundo a empresa que administra o fornecimento de energia na região de Itapetininga, no interior de SP, entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica. Neste momento é que o sistema de fornecimento atinge o pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento.

“Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo. A iluminação pública, por exemplo, começa a funcionar após as 19h, no sentido inverso das atividades industriais. Com dias mais quentes, propícios a passeios e atividades físicas ao ar livre, as pessoas retardam a utilização do chuveiro, pulverizando o uso desse equipamento, que apresenta alto consumo de energia. Essas são as principais razões para a adoção do horário de verão pelo Brasil, seguindo passos de muitos outros países, principalmente na Europa e na América do Norte”, explica Rodrigo de Vasconcelos Bianchi, gerente do departamento de controle operacional da concessionária.

Sair da versão mobile