Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Juracy Nogueira abre mobilização contra a dengue em 13 postos de saúde

O prefeito de Rio Branco em exercício, Juracy Nogueira, participou ontem, 10, de uma mobilização contra a dengue no bairro do Calafate. O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, também esteve presente e ambos pediram que a população continuasse seguindo as orientações dos agentes de saúde quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.
Dengue-mata-3-Foro-marcos-Vicentti
“Devemos manter os cuidados com nossos quintais, mantendo-os limpos e livre do mosquito”, disse o prefeito. “Os casos estão muito menores que no ano passado mas de modo algum a gente pode descuidar. Ao contrário, devemos redobrar os cuidados uma vez que o período é de intensa chuva com períodos de sol forte, o que facilita a proliferação do mosquito”, completou Osvaldo Leal.

Integrantes do Grupo da Terceira Idade do Calafate conduziram o grupo de agentes, lideranças comunitárias e profissionais em saúde pelas ruas do bairro, portando faixas e distribuindo material informativo sobre a dengue. Voluntários como dona Terezinha Lira, de 76 anos, percorreram casas alertando os moradores sobre o perigo da dengue. “Estou muito feliz em estar aqui fazendo esse trabalho”, disse Terezinha, que mora no Calafate desde 1941.

A mobilização denominou-se “arrastão contra a dengue” e ocorreu simultaneamente em outras 12 unidades de saúde da Capital. No mês passado, pactou-se que as unidades esta-riam mobilizando seus profissionais para esse tipo de atividade. No Calafate, pelo menos 40 pessoas participaram do ato. A incidência da dengue caiu 30% nas cinco primeiras semanas de 2012 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando Rio Branco viveu uma grave epidemia da doença. Foram 10.918 notificações em 2011 contra 997 em 2012. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile