Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo com chuvas, Semsur mantém trabalho nos bairros

SemsurA Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) mantém as ações de capina, roço mecanizado e desobstrução de bueiros nos bairros da Capital, apesar das fortes chuvas e do trabalho de retirada das famílias das áreas alagadas. Ontem pela manhã, por exemplo, havia várias equipes atuando na Estrada da Sobral, no Cacimbão do Preventório, na rua Oscar Passos, Pernambuco, Minas Gerais, Omar Sabino e Rio de Janeiro.

Outras equipes executam atividades de desobstrução de bueiros, capina e roço mecanizado na Regional III, na área que abrange o Residencial Santa Cruz, na Avenida dos Ipês. Lá, a prefeitura de Rio Branco, executará estas atividades durante todo o mês de fevereiro com 30 roçadores, 5 caçambas e duas pás carregadeiras.

“Apesar da grande incidência de chuvas e também devido ao trabalho de retirada das famílias das áreas alagadas, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos não deixou de lado suas atividades, como caiação, capina, desobstrução de bueiros e raspagem. Aqui na Regional III, por exemplo, ficaremos durante todo o mês de fevereiro executando as ações de limpeza e de manutenção”, ressaltou o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Cezário Braga.

Diariamente as equipes desenvolvem o trabalho de coleta de lixo, varrição e drenagem. O secretário da Semsur, Cezário Braga, afirmou que, em virtude das fortes chuvas, foi dado especial atenção para o trabalho de drenagem. Ele relatou que as equipes se dedicaram bastante na limpeza de fundo de vales, desobstrução de córregos, igarapés e bueiros. “Esse trabalho está sendo necessário por conta das chuvas e do lixo que a comunidade joga no leito dos cursos de água que acabam por obstruir o fluxo natural, causando entupimento de bueiro e transbordamento dos córregos e igarapés”, explica Cezário. O trabalho de drenagem vem sendo executado através de convênio com o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

Mesmo com o deslocamento de muitas das equipes para esse trabalho, a limpeza urbana não foi deixada de lado. O recolhimento de lixo está sendo feito normalmente, bem como o trabalho de varrição que é feito no centro e praças da cidade.

Outro trabalho intensificado é o de roçagem, principalmente nos bairros mais periféricos. “Temos uma equipe que atua com 30 roçadeiras para desenvolver esse trabalho na periferia, pois com as chuvas constantes, o mato cresce muito rápido e é preciso que fiquemos atentos para garantir a limpeza também nessas regiões”, ressalta o secretário.

Atualmente, a Semsur está com equipes de drenagem (30 pessoas), roçagem (30 pessoas), capina e raspagem (35 pessoas), varição central (80 pessoas), limpeza de praças (18 pessoas) e retirada de entulhos (10 pessoas). Além desses, a Semsur conta ainda com o trabalho de motoristas, operadores de máquinas, mecânicos e demais profissionais especializados.

Já o trabalho de coleta de lixo é realizado por empresa terceirizada, que tem em seus quadros cerca de 100 garis. A empresa também administra a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) que hoje é considerada referência nacional no tratamento desse tipo de resíduo. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile