Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Justiça amplia em 30 dias ações de emergência da Força Nacional no Acre

O Ministério da Justiça divulgou portaria no início desta semana com a autorização para a Força Nacional passar mais 30 dias no Acre, para a realização de ações nas áreas atingidas pela enchente do Rio Acre. A portaria foi publicada na edição de ontem (27), do Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 A autorização do MJ atende a pedido do Governo do Estado, que pediu a prorrogação da estadia da Força Nacional em face da demanda de trabalhos que serão necessários neste momento, com o alto nível do rio. Há possibilidade de o aval do ministério ser renovado, conforme a necessidade apresentada aqui.

 O número de efetivos da Força ficará a critério dos órgãos envolvidos no planejamento das operações. Todo o suporte logístico para o trabalho dos policiais da Força Nacional ficarão sob a responsabilidade do governo acreano, segundo rege a portaria do Ministério da Justiça. As equipes já estão no Acre. Inclusive, na semana passada, um grupo de 43 homens da Força Nacional do Corpo de Bombeiros de Brasília chegou ao Acre.

 Além de autorizar a presença do grupamento no Acre, a portaria do MJ também prorroga por mais 90 dias a permanência dos homens da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul. Lá, eles vão dar apoio ao trabalho da Polícia Federal para resguardar e dar policiamento a terras indígenas no Estado. A meta é reduzir o alto índice de violência contra comunidades indígenas e garantir a ordem pública nestes locais.

 Em Goiás, a Força também foi autorizada a permanecer para dar suporte à Polícia Civil goiana no entorno do Distrito Federal, em cidades onde há altos índices de criminalidade. 

Sair da versão mobile