Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oi Futuro anuncia resultado do edital 2012 do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

O Oi Futuro anunciou na sexta-feira, 24 de fevereiro, o resultado do edital 2012 do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Nesta edição, foram selecionados 92 projetos de 13 estados brasileiros, nas áreas de música, cinema, teatro, artes visuais, dança, patrimônio cultural, publicação e documentação, cultura popular, espaços culturais e tecnologia e novas mídias. A lista pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br

Este ano, projetos do Maranhão e do Paraná foram selecionados pela primeira vez no edital, agora que esses estados passaram a contar com leis estaduais de incentivo à cultura. Foram escolhidos projetos de importância nacional, como o Festival de Teatro de Curitiba, e ações de valor cultural regional, como a mostra de dança Cofo Brincante e a preservação do patrimônio histórico das embarcações maranhenses.

Os outros estados com projetos aprovados foram Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Acre (com dois projetos: Minorias Lingüísticas do Acre e Tenda da Cultura) além de Rondônia (com o Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental: Festcineamazônia – Itinerância 2012).

Entre os beneficiados, há eventos de música e cinema, como os festivais Sonoridades e Novas Frequências, e os tradicionais Festival do Rio, Anima Mundi e Festival de Cinema de Gramado. Também não ficaram de fora projetos de grande porte das artes visuais e cênicas, como a feira de arte contemporânea ArtRio e a adaptação brasileira do espetáculo da Broadway “Grey Gardens – O musical”.

A seleção inclui projetos que serão realizados nos centros culturais do Oi Futuro, no Rio (Flamengo e Ipanema) e em Belo Horizonte. Nas artes visuais, foram selecionadas exposições que estiveram em evidência no exterior no último ano, como Jean-Luc Godard, Predicament e Machinarium. Já no teatro, foram escolhidos projetos como a adaptação de “Edukators”, sucesso do cinema independente alemão, e uma nova montagem de “A mulher sem pecado”, de Nelson Rodrigues.

Projetos que se consagraram dentro de seus centros culturais, como File Rio, Multiplicidade e Poesia Visual, que traduzem a união entre arte e tecnologia, marca do instituto de responsabilidade social da Oi também, seguirão sendo apoiados.

O Oi Futuro chegou aos dez anos totalizando mais de mil projetos culturais patrocinados, beneficiando um público de cerca de 14 milhões de espectadores.
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados tem como objetivo estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura de todo o país.

Apoiado em conceitos como  “acesso” e “inovação”, o programa visa promover a convergência entre arte e tecnologia, formar novas plateias, criar novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas, e incentivar iniciativas que valorizem talentos regionais e possibilitem o intercâmbio de ideias.
Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.

Sair da versão mobile