Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

ONG afirma que 35 mil crianças e adolescentes estão fora da escola no Acre

Escolar0802A organização não governamental Todos pela Educação divulgou ontem o estudo De Olho nas Metas 2011. O relatório aponta que 3,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão fora da escola. O Acre ganha destaque no trabalho. É, de acordo com o estudo, o estado do Norte com pior taxa de inclusão. São 35 mil crianças e adolescentes excluídos do sistema de ensino público.

O relatório serve como um alerta aos gestores públicos que se comprometeram a atender às cinco metas estabelecidas pela organização. São elas: “Toda Criança de 4 a 17 anos na Escola”; “Toda Criança plenamente alfabetizada até os 8 anos”; “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”; “Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos”; “Investimento em Educação ampliado e bem gerido”.

O Acre é signatário das metas da ONG Todos pela Educação. Comprometeu-se a atingir os objetivos pela melhoria na qualidade do ensino. Mas, o que o relatório divulgado ontem mostra é que há problemas, embora as metas da ONG estejam programadas para ser atingidas em 2022.

A Secretaria de Estado de Educação discorda da forma como os números estão sendo divulgados. “É necessário decompor os dados”, rebate o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen. “Não é correto fazer leitura absoluta dos números, uma vez que o principal gargalo está no Ensino Infantil, que não é obrigação constitucional do Estado, mas das prefeituras”.

Sair da versão mobile