Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parceria duplica trabalhadores e equipamentos para conter vazamento

Maquinas5555.Conter os vazamentos de água tratada na cidade de Rio Branco. Este é o objetivo da parceria entre o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Para isso, os órgãos duplicaram os equipamentos e trabalhadores. Ontem, no estacionamento do estádio Arena da Floresta, foi o lançamento do programa, que contou com as presenças do governador em exercício, César Messias, e do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim.

“São 12 caminhões-caçambas, 12 caminhões cargas-secas e 12 retro-escavadeiras que serão um reforço nessa cruzada que é evitar o desperdício. Estamos fazendo a nossa parte, mas os moradores também precisam fazer a deles, seja contendo os seus próprios vazamentos ou comunicando a gente quando vê uma adutora quebrada”, conclamou o presidente do Depasa, Gildo César Pinto.

A partir de agora 12 equipes (antes eram seis) trabalham para garantir a diminuição o desperdício, que, de acordo com Sindicato dos Urbanitários, chega a mais de 50%. O trabalho será realizado com o apoio de 36 equipamentos, incluindo retro-escavadeiras. “Nossa intenção é oferecer mais agilidade e eficiência, reduzindo os problemas de distribuição de água”, disse o presidente do Saerb, Felisma Mesquita, lembrando que a rede de distribuição da Capital é obsoleta.

A ação faz parte do processo de reversão em curso. De acordo com o prefeito Raimundo Angelim, a ampliação do número de equipes nas ruas é resultado do esforço do Estado e da prefeitura para reduzir as perdas e, dessa forma, aumentar a quantidade de água distribuída no Segundo Distrito, que já chega às casas 24 horas por dia. 

Com o início da operação do novo sistema de abastecimento, que passou de 1 milhão para 5,5 milhões a capacidade de reserva de água nos reservatórios Comara e Santo Afonso, aumentou também a necessidade de obras de ampliação e manutenção nas adutoras e sub-adutoras. Cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas com a ampliação. Foram instaladas uma adutora de três mil metros e outra com de 10,7 mil metros, que interligam a ETA II e conduz água aos reservatórios Santo Afonso.

Sair da versão mobile