Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Procon dá dicas para melhor utilização das milhas de viagem

Viajar usando pontos de milhagem acumulados para comprar a passagem aérea, é uma prática que se populariza a cada dia. Mas é preciso saber usar a vantagem para não ter aborrecimentos.

Para utilizar pontos de milhagem é preciso realizar diversas compras e ter paciência para resgatar posteriormente. O Procon/AC orienta a pesquisar o melhor serviço e ficar atento às dicas do Idec para essa questão.

Segundo o Idec, é preciso entender os programas. Eles são baseados na fidelização entre o cliente e a companhia aérea e para acumular as milhagens, o passageiro precisa realizar a compra de passagens aéreas ou serviços oferecidos pela companhia. Há também programas de empresas onde o consumidor acumula pontos por meio do uso do cartão de crédito e outros serviços, como hospedagem em hotéis ou compras em lojas virtuais.

Mas é preciso atenção e a Chefe da Divisão de Reclamações do Procon/AC, Danella Barcellos, aconselha cautela na hora de assinar o contrato. “O consumidor precisa observar, principalmente, quais as condições de utilização das milhas e se elas podem ser usadas para viagens em finais de semana ou feriados, além da validade delas”.

Controlar garante prevenção contra fraudes
Cada empresa tem um limite mínimo para que as milhas possam ser resgatadas pelo consumidor. É preciso checar o extrato e verificar sua validade.

Outra vantagem em manter o controle é a de saber se as milhas foram creditadas ou descontadas de forma correta. Em casos de erro, o consumidor deve entrar em contato com a companhia aérea imediatamente. Mas, atenção: é importante, primeiramente, verificar se as milhas não expiraram.

Constatado o erro, o Procon/AC e o Idec recomendam ao consumidor fazer  um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Mesmo se o problema for resultado de um erro do sistema ou fraude, a empresa responde pela falha, sendo responsável pela segurança do sistema de acesso ao benefício de milhagem e qualquer utilização das milhas não autorizadas pelo titular.

Qualquer duvida sobre esse e outros assuntos, o telefone 151 serve para contato direto do consumidor com o Procon/AC, tanto para questionamentos, quanto orientações. O consumidor pode, também, ir até o atendimento do Procon da OCA (praça rosa) e formular sua reclamação junto à Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor. (Ascom Procon)

Sair da versão mobile