Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) e Associação Médica do Acre (AMB-AC) estão realizando uma ação voluntária com o objetivo de oferecer atendimento aos desabrigados.
O trabalho começou na segunda-feira com a visita de médicos aos abrigos para verificar a saúde de todas as vítimas da inundação.
Uniformizados, 18 profissionais realizaram atendimentos e repassaram para as pessoas os cuidados básicos que devem ser tomados diante da situação de calamidade.
Segundo o presidente em exercício do Sindmed, Murilo Batista, o atendimento tem caráter voluntário e começou a ser organizado por questões humanitárias.
“É uma ação de iniciativa dos médicos que tenta diminuir o sofrimento dos desabrigados”, disse o sindicalista.
Além da ação humanitária, os médicos também montaram na sede do Sindmed um posto de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza, roupas e colchões. Os donativos podem ser entregues na Rua Milton Matos, 225 – Bosque.
“Nossa entidade ficou aberta durante todo o feriado para receber doações e continuará aberta para ajudar as vítimas da inundação”, afirmou Murilo.
Para maiores informações sobre como ajudar os desabrigados, basta ligar para os números 3224-6483 ou 8402-6470.
O sindicato ainda está utilizando a internet com o objetivo de divulgar para todo o Brasil a situação vivida pelos desabrigados, além de realizar um apelo para doações e pedindo aos internautas acreanos para que possam fazer parte da ação voluntária.
Em todo o Estado, a inundação já atingiu mais de 55 mil pessoas, sendo que quase sete mil estão desabrigadas.
Os prefeitos de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Rio Branco, Porto Acre, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira decretaram situação de emergência. Em Cruzeiro do Sul, o rio já chegou a cota de alerta.