Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião acompanha atendimento aos desabrigados

O governador Tião Viana suspendeu os 15 dias de férias que tirou com a família e retornou ao Acre antes do previsto para acompanhar de perto a situação das famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre. Na medição feita pela Defesa Civil às 18 horas de ontem, 16, o nível das águas marcava 16,39m e o número de pessoas desabrigadas era de 2.220. O prefeito Raimundo Angelim decretou Situação de Emergência em Rio Branco.
governador e_prefeito_visit
As famílias que não têm para onde ir são retiradas por equipes do Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Elas ajudam a apanhar móveis e objetos pessoais dos moradores e os encaminham para o abrigo no Parque de Exposições. Cinquenta e seis equipes, cada uma composta por 5 pessoas, auxiliam o trabalho.

Até o final da tarde de ontem, 521 famílias estavam abrigadas no Parque, que conta com posto médico, serviço de água, boxes com tomada de energia, recreação infantil e alimentação fornecida pelo governo. O Ministério da Defesa e a Secretaria de Segurança Nacional garantiram ao governador Tião Viana e ao prefeito Raimundo Angelim o apoio necessário para o atendimento das famílias e o Governo Federal está enviando cinco barracas com capacidade para 170 pessoas cada uma.

O governador Tião Viana está preocupado com a situação. “Este é um momento de dificuldade social grande, os rios acreanos estão em fúria. Há um esforço do governo e da prefeitura, equipes que têm feito um trabalho de dedicação máxima, todos tentando ajudar, muitos voluntários. O resultado é a manifestação das pessoas em reconhecer que há uma preocupação com elas. Sabemos que essa situação vai durar alguns dias e precisamos enfrentá-la”, comentou.

O prefeito Raimundo Angelim reafirmou o compromisso e o trabalho em parceria. “Estamos juntos, governo, prefeitura, voluntários, comunidades, e vamos continuar assim até o fim desta situação”. (Agência Acre)

Exército oferece ajuda ao governo e prefeitura
Os comandantes do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) colocaram a estrutura do Exército à disposição do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco para auxiliar no atendimento às vítimas da alagação. A parceria foi firmada na manhã de ontem, 16, no gabinete civil, com o governador em exercício, César Messias, e o prefeito Raimundo Angelim.

“Temos caminhões, carros, 15 barracas que podem abrigar até 2 famílias cada uma e tudo está à disposição. Há também a chance de solicitar recursos de Porto Velho”, disse o tenente coronel Danilo Mota, comandante do 4º BIS. (Agência Acre)

Defesa Civil Nacional mobiliza o Gade para ajudar vítimas no Acre
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), vai enviar dois técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para auxiliar as ações iniciais de defesa civil no Estado do Acre. O objetivo é prestar ajuda imediata em todas as fases do desastre, reduzindo a ocorrência de danos e prejuízos – materiais e humanos. 

Desde o registro do 1º evento adverso no Estado, a Sedec monitora todas as ocorrências e presta assistência. “Entramos em contato com a prefeitura do Acre e nos colocamos à disposição para ajudar as localidades atingidas”, afirmou o secretário substituto da Sedec, Ivan Ramos.

Gade – O grupo é formado por uma equipe técnica multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo. Todos os integrantes são cadastrados no Cenad e foram selecionados por avaliação curricular, qualificação técnico-profissional e habilidades de liderança e gerenciamento de desastres. O Gade é operacionalizado, em âmbito nacional, sob a coordenação e gerenciamento pelo Cenad. (Ascom Sedec)

 

Sair da versão mobile