Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Moradores voltam a interditar a 4ª ponte em protesto a falta de energia

Eletrobras diz que vai continuar desligamento até em áreas próximas a alagação
Interdição 2
Revoltados com a interrupção de energia, moradores do Ramal da Judia, interditaram a Avenida Amadeo Barbosa queimando pneus e madeira na noite, na noite da última sexta-feira, 24.
Segundo os manifestantes o ramal Judia não foi atingido pela enchente, mesmo assim o serviço de energia foi interrompido.

Na tarde de sexta-feira, um voluntário morreu eletrocutado depois que um morador fez um ‘gato de energia” no bairro Seis de Agosto. O acusado foi preso.

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Paulo César, foi ao local da manifestação e negociou por horas com os moradores, na tentativa de convencê-los a desobstruir a avenida sem que fosse necessário o uso da força policial.

Com a promessa do oficial de que entraria em contato com representantes da Eletrobras para que façam um levantamento sobre a possibilidade de restabelecer a energia naquela região, os manifestantes decidiram encerrar o movimento e liberaram a avenida.

“Vamos liberar. Mas se a energia não for religada neste fim de semana, vamos fechar a avenida de novo e não aceitaremos mais promessas”, afirmou um representante dos moradores.

Eletrobras vai interromper distribuição de energia nas áreas inundadas
A Eletrobras Distribuição Acre irá efetuar o desligamento das unidades consumidoras nos locais que estão alagados, nos próximos dias. Em coletiva na manhã de hoje, 25, Celso Mateus, representante da diretoria da empresa, explicou como irá ocorrer o processo.

De acordo com Celso, alguns bairros estão fazendo ligações clandestinas. Por isso que o trabalho será intensificado. “Vamos desligar aproximadamente 15% das unidades. É uma questão técnica de segurança. Precisamos preservar as vidas das pessoas que moram nestes locais. Alguns agem com irresponsabilidade, puxam ‘rabichos’ e acabam prejudicando a todos”, afirma Celso.

Além disso, serão desligadas as unidades das áreas que ainda não estão inundadas, mas que ficam perto dos pontos alagados, para evitar os ‘gatos’. Celso explicou que há muita resistência dos moradores, o que torna difícil trabalhar nessas áreas. “Muitos moradores ameaçam as equipes que vão desligar as unidades. Eles balançam os carros, se aproximam com pedaços de pau e pedras para intimidar nossos funcionários. Então, pedimos ajuda à Segurança Pública e policiais irão acompanhar nossos empregados, para manter a integridade física de todos”.

Ricardo Xavier, assistente do diretor de operação da Eletrobras, frisou que é necessária a conscientização da população para evitar fatalidades. “Água e energia elétrica é uma combinação muito perigosa. Pedimos para que as pessoas não tentem religar a energia cortada. Se a água entrar nas casas, liguem para 0800-647-7196 que uma equipe vai até o local para interromper a energia. E, por último, não toquem nos fios soltos, para não acontecer uma fatalidade”.

Interdição 5

Interdição6

Interdição 3

Interdição 4

Interdição 4
Sair da versão mobile