Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Aníbal Diniz (PT-AC) elogiou o esforço do governador do Acre, Tião Viana, para atender as famílias atingidas pelas cheias que atingem o estado. Segundo o senador, se não fosse a ação do governo e da sociedade, o sofrimento da população seria ainda maior.
Aníbal Diniz manifestou solidariedade às famílias atingidas e elogiou a atuação do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e de outros prefeitos do interior. Ele também agradeceu a atenção que a presidente Dilma Rousseff tem dado para o estado.
O senador informou que o Rio Acre, que passa pela capital do estado e pela cidade de Brasiléia, está 17,46 metros acima do nível normal. Ele lembrou que a maior enchente do Rio Acre ocorreu em 1997, quando o nível do rio subiu 17,70.
– Estamos a apenas 24 centímetros do recorde – registrou o senador.
Aníbal Diniz disse que são muitos os transtornos que precisam ser vencidos. Além dos danos ao patrimônio, há também risco para a saúde da população. O parlamentar informou que foi constituído um comitê para centralizar as informações e planejar as ações de socorro e amparo.
– O essencial no atendimento em relação a saúde, alimentação e abrigo tem sido feito pelo governo do estado e pela Prefeitura de Rio Branco. Tem sido uma atuação exemplar – declarou.
Medalha de ouro
Aníbal Diniz também parabenizou a estudante Larissa Bruna Carvalho de Souza, do município de Santa Rosa do Purus (AC). Larissa foi a primeira estudante do Acre a receber uma medalha de ouro na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
– É motivo de orgulho para todos os professores do estado. O bom aluno vai à luta, mesmo com tantos empecilhos. Larissa é uma vencedora – disse o senador.