Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados voltam a criticar Ufac e defendem criação de uma Universidade Estadual

MoisesOs deputados estaduais voltaram a criticar na sessão de ontem, a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), devido os problemas identificados com o processo seletivo para os cursos oferecidos pela instituição. O deputado Moisés Diniz (PCdoB) líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir a melhor forma de acesso dos estudantes acreanos aos cursos da Ufac.

Para o parlamentar, os estudantes acreanos não tem condições de competir com os alunos de estados maiores. Ele lembrou, entre outras coisas, que é preciso pensar em alternativas para garantir o acesso dos acreanos à universidade.
“Nossos estudantes não tem condições de competir com filhos dos barões paulistas, por exemplo, que tem muitas facilidades e estudam em colégios tradicionais. Precisamos nos unir e pensar numa forma de ajudar os nossos alunos a ingressarem na Ufac”, disse.

Moisés Diniz defendeu a adesão da Ufac ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que segundo ele garante melho-rias aos acreanos. “Podemos continuar utilizando o Enem, mas vou propor a adesão da Ufac ao Sisu”, afirmou.

Já o deputado Éber Machado (PSDC) fez questão de lembrar que muitos foram os investimentos feitos pelo Governo do Estado e os recursos destinados de emendas da bancada federal acreana para a Ufac, visando sempre, oferecer boas condições para que os acrea-nos pudessem estudar.

Para Éber Machado, as regras adotadas pela Ufac para acesso aos cursos, prejudicam os acreanos. “Investimentos tanto na Ufac para ela humilhar nossos estudantes. Essa instituição não respeitou em momento algum os estudantes acreanos. Vamos à Brasília em busca de recursos junto à bancada federal. Estou muito otimista e peço apoio dos meus colegas deputados e de toda a sociedade”, ressaltou.

Os deputados Eduardo Farias (PCdoB), Luiz Tchê (PDT) e Geraldo Pereira (PT), também se manifestaram sobre a criação da Universidade Estadual do Acre. Eles manifestaram apoio ao projeto de Éber Machado.

Sair da versão mobile