Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Éber apresenta projeto propondo a criação de uma universidade estadual

 DL_0005O deputado estadual Éber Machado (PSDC) apresentou ontem projeto de lei que propõe a criação da Universidade do Estado do Acre (UEA). A intenção, segundo o parlamentar é beneficiar os milhares de acreanos que concluem o ensino médio e não tem oportunidade de ingressar no ensino superior.

Éber Machado disse que vai percorrer os 22 municípios do Estado para colher assinaturas e entregar ao governador Tião Viana pedindo a criação da Universidade. Para ele, o Acre precisa de uma faculdade onde possa estabelecer suas regras e critérios, contemplando de maneira especial, aqueles que concluíram o ensino médio no Estado.

“Nós temos mais de nove mil estudantes que concluem o ensino médio a cada ano. A Ufac oferece pouco mais de duas mil vagas. Se somarmos com as vagas oferecidas pelas instituições particulares não conseguiremos atender nem mesmo a metade da nossa demanda. Precisamos urgentemente de uma universidade estadual”, disse.

O parlamentar disse que vai visitar os municípios acreanos para colher assinaturas que serão apresentadas ao governador Tião Viana, manifestando assim, o desejo da população acreana de que seja instalada uma universidade estadual.

“O Acre tem muito talentos, mas muitas vezes, essa disputa por uma vaga na Ufac e as dificuldades financeiras impedem que a maioria faça um curso de nível superior. A criação da nossa universidade estadual será importante para que possamos ter novos e bons profissionais”, afirmou.

A proposta de Éber Machado recebeu apoio de vários parlamentares. Ele deve iniciar as visitas aos municípios já nos próximos dias.

Sair da versão mobile