Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Farias vai propor construção de barragens no Rio Acre

 DL_2494O deputado Eduardo Farias (PCdoB), revelou na sessão de ontem que vai apresentar um anteprojeto de lei propondo a construção de uma barragem no Rio Acre. A intenção, segundo o parlamentar, é evitar as cheias e secas do rio que a cada ano prejudicam a população.

Eduardo Farias disse que está fazendo um estudo juntamente com seus assessores e especialistas para pensar na melhor proposta para a construção da barragem. Ele afirmou que tem feito várias pesquisas e conversado com muitas pessoas para a elaboração do anteprojeto.

Entre as entidades que estão sendo consultadas por Farias está a Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), além de pesquisadores como Antenor Barbosa Júnior, um dos mais respeitados especialistas em hidrologia do país.

“Sabemos que a ocupação das nossas cidades se deu sempre a partir das proximidades dos rios, devido a questão das navegações. E com Rio Branco não foi diferente. Hoje enfrentamos problemas sérios com a cheia e com a seca do nosso Rio Acre, prejudicando milhares de famílias. Com a construção da barragem, esses problemas seriam solucionados”, explicou o parlamentar.

Para Eduardo Farias, a regulagem do nível do Rio Acre problemas com a flta de água nas residências e as enchentes que prejudicam milhares de famílias, acabariam além de surgirem oportunidades de lazer, com a construção de eclusas.

“Posso apresentar quatro vantagens que teríamos com a construção da barragem. O primeiro seria o fim dos problemas no abastecimento de água, pois teríamos sempre o mesmo nível do rio; segundo seria o fim das cheias; o terceiro a facilidade da navegação fluvial e, por fim, a oportunidade de recreação e turismo. Além é claro de outros benefícios”, disse.

Eduardo Farias disse que tão logo conclua os estudos vai apresentar o anteprojeto. Para o parlamentar essa é uma medida importante para evitar prejuízos para a população acreana.

 

Sair da versão mobile