Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

FPA busca consenso e pode anunciar pré-candidato à prefeitura hoje

Marcus-e-perpeturaRepresentantes dos partidos que compõem a Frente Popular (FPA) estão reunidos em busca de um consenso sobre o nome da aliança que vai disputar a Prefeitura de Rio Branco. A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre (PT), estão na disputa.

Durante plenária do Partido dos Trabalhadores, realizada no dia 31 de janeiro, o governador Tião Viana afirmou que a intenção é chegar a um entendimento o mais rápido possível. Ele chegou a dizer que o nome seria definido neste domingo, 5.
“Vamos humildemente reivindicar o direito de indicar o nome. Acredito que nos próximos dias vamos cehgar a um entendimento. Vamos pedir apoio dos demais partidos da Frente Popular para que possamos caminhar com uma candidatura única”, disse.

Essa é a primeira reunião da Frente Popular para discutir as eleições 2012. A deputada federal Perpétua Almeida está em Brasília e não participará da reunião. Um dos maiores defensores da pré-candidatura comunista, o deputado estadual Eduardo Farias também não participará do encontro.

Dirigentes de vários partidos da Frente Popular acreditam em uma definição logo na primeira reunião. Mas Perpétua Almeida garante que seu partido não vai aceitar que o nome que irá disputar a sucessão de Raimundo Angelim seja definido em apenas uma reunião.

“Nós estamos propondo uma ampla discussão. O PT vai colocar seu nome na mesa e nós iremos defender nossa proposta de adotarmos critérios para a escolha. Essa é a primeira reunião da Frente Popular para tratar sobre as eleições. Não podemos decidir algo tão importante desse jeito”, defendeu.

Para a parlamentar, as discussões estão apenas começando. Ela defende a unidade da aliança, afirmando que o processo de escolha do nome deve ser realizado de forma democrática com todas as opiniões sendo respeitadas.
O presidente da executiva municipal do PT, André Kamai, afirmou, durante a plenária do partido, que a intenção é chegar a um entendimento antes do Carnaval. Ele acredita que PT e PCdoB chegarão a um consenso e que o processo fortalecerá a unidade da Frente Popular.

Partidos pequenos não terão influência
O nome da Frente Popular que vai disputar a sucessão do prefeito Raimundo Angelim será definido a partir de um entendimento entre PT e PCdoB. Caberá aos demais partidos da aliança apoiar a decisão e sonhar com a indicação do vice.

O PSB, por exemplo, já manifestou interesse em apresentar o nome do vice na chapa da Frente Popular. O vereador Roger Corrêa e o presidente regional do partido, Gabriel Maia Gelpek, estão entre os preferidos.

Já PDT, que chegou a anunciar que poderia apresentar um nome para disputar a Prefeitura de Rio Branco, ao que tudo indica vai apoiar a pré-candidatura de Marcus Alexandre. O representante do partido, Hedilberto Saraiva, participou da plenária do PT.

Os demais partidos devem participar da reunião. A expectativa do PT é que, fora o PCdoB, as outras siglas aceitem e apoiem logo no primeiro encontro, a pré-candidatura de Marcus Alexandre à Prefeitura de Rio Branco.

Sair da versão mobile