Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre incentiva a Educação Ambiental nas escolas

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre (SEMA) visitou, na última terça-feira, 30, à Escola Clínio Brandão com o objetivo de iniciar uma parceria para a realização de atividades de educação ambiental na escola, como parte da agenda ambiental do Governo.

 A equipe foi recebida pela ex-diretora, Jaqueline Oliveira, pela atual diretora Ismênia da Silva, e pelo coordenador administrativo, Carlos Cezar de Souza Melo.

 A Escola Clínio Brandão se destaca na realização de práticas educacionais inovadoras envolvendo a comunidade, através do programa escola aberta, e na realização de diversas oficinas de formação e integração tais como dança de salão, violão e culinária.  Em 2011, ganhou o prêmio de Gestão Escolar. A escola mantém uma área de bosque como exemplo de conservação ambiental.

 Segundo Jaqueline Oliveira, a escolha por manter e preservar a área verde foi da própria comunidade e dos alunos. “A comunidade optou pela permanência do bosque. Havia um projeto de construção de uma quadra poliesportiva no local, mas alunos e pais não abriram mão da área verde”, explicou a Diretora.

 Para a realização de projetos de educação ambiental junto ao ensino público, o Estado conta com a parceria do novo empreendimento da cidade, o Via Verde Shopping, que irá contribuir para o desenvolvimento permanente de atividades socioambientais envolvendo e integrando a escola, a comunidade e os parceiros do projeto.

 De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Fátima Silva, a educação só tem a ganhar com parcerias como esta, pois incentiva projetos escolares. “A SEMA, através de termo de cooperação com a Secretaria de Educação, vem realizando atividades de difusão da temática ambiental para estudantes através dos Jogos Ambientais do Acre. Com a escola Clinio Brandão teremos a oportunidade de realizar um trabalho mais ampliado à medida que estaremos articulando esta parceria com o Via Verde, para viabilizar projetos que são elaborados pela própria escola”, disse Fátima.  (Assessoria)

Sair da versão mobile