Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana cobra regulação do setor aéreo

O senador Jorge Viana cobrou, ontem, 28, regulação e transparência do setor aéreo, em audiência pública para discutir o funcionamento da aviação civil promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor que contou com a presença do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), José Márcio Monsão Mollo, e de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça  e do Tribunal de Contas da União.

O senador abordou principalmente a questão do alto custo das passagens aéreas para o Norte e Nordeste e pediu explicações sobre os critérios de composição de custos. Segundo ele, o preço da passagem de Brasília a Rio Branco, em determinados períodos, alcança o mesmo patamar de preço de uma viagem ao Japão.

– Sou defensor das empresas aéreas como bandeira forte da presença do Brasil no mundo. Mas é preciso crescer com regulação. Quando o consumidor vai poder comprar uma passagem mais barata? Quando não houver mais mercado?, perguntou.

Ao cobrar providências das empresas aéreas e do governo, Jorge Viana lembrou que o aeroporto de Lima é um dos melhores da América do Sul, apesar de pequeno. “É um aeroporto modesto, tudo lá é modesto, mas tudo funciona e há respeito aos passageiros”, acrescentou.

O senador acreano disse ter descoberto, em suas pesquisas, que parte do problema do alto custo dos voos tem a ver com a milhagem, referindo-se à ocorrência de voos em que 50% dos assentos estão comprometidos com milhagem. Isso teria levado à formação de um mercado de venda de milhas pela internet, em concorrência de preços com as próprias empresas aéreas. “Quem criou o problema não foi o usuário, foram as empresas”, finalizou. (Assessoria)

Sair da versão mobile