Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morre o ex-deputado federal José Baptista de Melo

Flaviano-meloDeputado Flaviano Melo lamentou a morte do irmão, José Melo aos 55 anosO ex-deputado federal José Baptista de Melo, morreu aos 55 anos na manhã de ontem vítima de um ataque cardíaco. Ele faleceu em sua residência, em Brasília. O deputado federal Flaviano Melo e outros familiares seguiram para Brasília para o sepultamento que acontece hoje.

Natural de Rio Branco, José Baptista de Melo, era advogado e foi deputado federal entre 1983 a 1991, pelo PMDB, participando da Assembleia Nacional Constituinte, onde atuou na subcomissão do Sistema Eleitoral e Partidos Políticos, da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantia das Instituições, da subcomissão de Orçamento e Fiscalização Financeira, da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças.

Filho de Raimundo Hermínio de Melo e Laudelina Souza Batista de Melo, José Baptista era formando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atuou como advogado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre.

Membros do PMDB do Acre lamentaram a morte de José Baptista, lembrando o importante papel que ele exerceu para a política e para o partido. “O José representou a renovação na política. Com ele o PMDB iniciou um novo processo, apresentando uma nova liderança para a comunidade”, lamentou Armando Dantas.

Ele lembrou ainda que José Baptista de Melo teve uma passagem rápida pela política, exercendo apenas dois mandatos de deputado federal. “Infelizmente ele teve que abandonar a política por problemas de saúde. Mas essa passagem rápida deixou muitos frutos para nossa política”, relatou. 

José Baptista de Melo é referência para militantes e jovens lideranças do PMDB. Durante seus dois mandatos ele se destacou pela defesa dos mais pobres e necessitados, desempenhando papel fundamental para o desenvolvimento do Acre.

Sair da versão mobile