Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto da Universidade Estadual será apresentado à bancada federal

Eber-machadoO projeto da Universidade Estadual do Acre (UEA) será apresentado na próxima terça-feira, 14, aos deputados federais e senadores acreanos em Brasília, pelo deputado esta-dual Éber Machado (PSDC). A intenção do parlamentar é conseguir apoio para que a ideia se torne realidade.

Depois de receber apoio de colegas parlamentares acreanos, Éber Machado vem se reunindo com representantes de diversos setores da sociedade que também apóiam a iniciativa.

A expectativa é que o movimento ganhe força em todo Estado, com a colheita de assinaturas em um documento que será entregue ao governador Tião Viana. Alunos do ensino médio e pais estão criando uma espécie de comissão para ajudar Éber Machado.

“Nós queremos convidar toda sociedade acreana para refletirmos sobre a importância da criação da nossa Universidade Estadual. Estamos recebendo apoio de diversos segmentos da sociedade. Agora vamos a Brasília apresentar o projeto à nossa bancada federal e pedir ajudar para a concretização dessa ideia”, afirmou.

O parlamentar disse que espera total apoio dos deputados federais e senadores. A intenção é, entre outras coisas, conseguir recursos para a construção da estrutura física da instituição.

“Nos últimos anos fizemos um grande investimento na Ufac e o que recebemos de volta foi essa humilhação. O Acre precisa encontrar uma forma de valorizar seus estudantes. Se temos condições de fazer investimentos vamos investir em algo que seja verdadeiramente nosso”, disse.

Éber Machado disse que vai propor uma ampla discussão sobre todo sistema de educação do Acre, iniciando no ensino fundamental, passando pelo médio até o nível superior.

A proposta é pensar em novos investimentos em todo sistema, propondo a melhoria na qualidade do ensino público. “O Acre avançou muito nos últimos anos, conseguimos melhorar nossa educação, avançando ainda mais. Temos muitos talentos e precisamos dar oportunidade para eles”, destacou.  

Sair da versão mobile